O ABC de primeiros socorros

Em primeiros socorros são consideradas prioridades…

A VIAS AÉREAS
B RESPIRAÇÃO
C CIRCULAÇÃO (e sangramento)

Só a partir daí verifique queimaduras e ossos quebrados.

A Vias aéreas

O canal respiratório duma pessoa inconsciente pode ser estreitado ou bloqueado fazendo com que a respiração seja difícil ou impossível de ser feita. Isto acontece quando a língua da pessoa se curva para tráz e bloqueia a garganta. Deve-se, neste caso, suspender o queixo da pessoa, mantendo-se a cabeça para tráz e a língua deverá deixar de obstruir a passagem do ar. Coloque dois dedos debaixo do queixo da pessoa para levantá-lo e use a outra mão para empurrar a testa para tráz. Se você acha que o pescoço pode estar fraturado, empurre a cabeça da pessoa para tráz com muito cuidado, apenas o suficiente para desbloquear a passagem do ar.

 

B Respiração

Para avaliar a respiração aproxime a sua cabeça ao nariz e boca da pessoa. Você deverá sentir o ar em eu rosto. Você poderá também aproximar o dorso de sua mão à boca da pessoa e verificar se um pouco de humidade se forma sobre ela.

Se uma pessoa acabou de parar de respirar, use a técnica de respiração boca a boca. Certifique de que a passagem do ar está aberta e a cabeça levemente puxada para tráz. Tape o nariz da pessoa completamente usando dois dedos, respire fundo e assopre o ar para dentro da boca da pessoa. Certifique que o ar não escapa ao fazer isto, colocando seus lábios firmemente ao redor da boca. Você deverá ver o tórax se encher.

Remova seus lábios e deixe com que o tórax se esvazie do ar. Continue fazendo isto, umas dez vezes por minuto, até que chegue socorro ou até quando a pessoa voltar a respirar.

 

Uma coisa de cada vez

Num caso de emergência uma série de coisas podem ser necessárias ao mesmo tempo. Se você tentar fazer tudo duma vez só poderá facilmente esquecer do que é essencial. Ao chegar ao local…

1 Avalie a situação

  • Observe rapidamente o que aconteceu
  • Veja se há riscos para você e para o acidentado
  • Melhore as condições de segurança da área

2 Avalie a condição dos acidentados

  • Uma pessoa inconsciente sempre deve receber prioridade e necessita auxílio imediato para que possa respirar
  • Somente então você deverá avaliar qualquer ferimento


C Circulação

Para avaliar a circulação (para ver se o coração continua batendo ) coloque dois dedos sobre a maçã de adão (inchação em cima da traquéia-artéria ). Mova os dedos do lado da maçã de adão e sinta o pulso. Se o coração parou de bater, procure massagear o tórax para tentar fazer com que o coração volte a bater. Coloque uma das mãos aberta sobre o ponto onde as costelas encontram o esterno (um pouco acima do estômago). Coloque a segunda mão sobre a primeira e prenda os dedos das duas mãos juntas. Com seus braços esticados pressione firmemente sobre o esterno, forçando-o para baixo uns 4 ou 5 cm. Pare de pressionar e repita a compressão umas 80 vezes por minuto. Se a pessoa também não está respirando, alterne fazendo 15 compressões e duas respirações boca a boca até que chegue socorro. Interrompa um sangramento pressionando firmemente sobre o ferimento por uns 15 minutos. Nunca use um garrote.

A Posição de Recuperação

Esta é a melhor posição para uma pessoa inconsciente ou que esteja tendo uma convulsão. Esta posição permite que a pessoa respire facilmente e evita que a pessoa se engasgue. Depois de verificar os ítems ABC indicados anteriormente, dobre o braço que estiver mais próximo a você, colocando a mão perto da cabeça. Daí então cruze o outro braço ao longo do peito e segure as duas mãos da pessoa com uma de suas mãos. Com sua outra mão puxe a perna mais distante da pessoa para frente, dobrando o joelho dela um pouco e puxe a pessoa em sua direção e deixe-a permanecer nesta posição.

Pratique as posições para todos estes procedimentos de primeiros socorros agora com um amigo. Melhor ainda, faça um curso em primeiros socorros, se houver algum disponível. Há muitos grupos de ‘St John’s Ambulance’ em todo o mundo que organizam estes cursos. Um dia pode ser que seus conhecimentos em primeiros socorros salvem uma vida!