Estudo bíblico

O ministério de Dorcas
por Mary Kanene.

Neste estudo bíblico, vemos o valor de uma mulher em particular no serviço de Deus: Dorcas.

Leia Atos 9:36–39. Dorcas tinha um grande amor por Deus. Ela dedicava tempo à oração e ao estudo da Bíblia. Do seu amor a Deus veio um grande amor por outras pessoas. Repare que ela sempre ajudou os pobres, não apenas quando tinha tempo e recursos, mas sempre. Qual é o nosso ministério? Deus o chamou para fazer o quê? Quem se beneficia com nosso trabalho? Nós mesmos, nosso orgulho ou outros? Estas perguntas não são fáceis de serem respondidas. Dedique um pouco de tempo pensando em seu ministério.

Leia Atos 9:40–42. Deus levantou Dorcas dos mortos pela sua compaixão pelas pessoas que lamentavam sua morte. Ele usou Pedro para trazê-la de volta à vida porque as mulheres que eram suas amigas sentiam muito a falta dela. Os seus amigos eram os pobres, as viúvas. Quando sairmos de nossa região para um novo trabalho, as pessoas se sentirão felizes ou tristes? Quem vai chorar se morrermos?

Assim como Dorcas, a mulher que iniciou o Ministério Dorcas em Lusaka, Zâmbia, foi também condenada à morte. Ela descobriu que estava infectada com o HIV. Ela ficou muito fraca para continuar seu trabalho como professora. Deprimida e confusa, se voltou para Deus para receber orientaçao d’Ele. Através d’Ele ela foi ‘levantada’ apesar de sua doença. Ele a restaurou com uma nova vida. Ele lhe deu um interesse por um ministério de tempo integral com mulheres pobres. Hoje, através da visão desta senhora, o Ministério Dorcas tem 20 membros que trabalham junto a mulheres pobres, algumas com AIDS/SIDA, ensinando atividades profissionalizantes, provendo amor e compaixão.

Leia 1 Tessalonicenses 1:3. Que esta possa ser a nossa oração por aqueles no Ministério Dorcas em Lusaka, e por grupos semelhantes ao redor do mundo e por nós mesmos.