Óleo de moringa

por Geoff Folkard e John Sutherland.

Um artigo prévio (na Passo a Passo 20) descreveu os muitos usos e produtos de uma árvore de múltiplos usos, a Moringa oleifera. Aquele artigo descreveu o uso de sementes trituradas para purificar a água. Este artigo apresenta alguns métodos sobre como extrair óleo comestível da semente da moringa.

O óleo vegetal é uma parte importante de nossa dieta. Ele é uma fonte concentrada de energia alimentar. Pequenas quantidades adicionadas à dieta de crianças pequenas podem proporcionar-lhes uma dieta mais variada e nutritiva. No entanto, a maioria dos óleos de cozinha são caros e produzidos por companhias comerciais.

O Grupo de Desenvolvimento de Tecnologia Intermediária (ITDG) em Zimbabué avaliou máquinas apropriadas para o processamento de pequena escala de plantas que produzem sementes com óleo – principalmente o girassol. Os moinhos apresentados trouxeram muitos benefícios para as regiões vizinhas. Os agricultores têm uma boa demanda por suas sementes, as pessoas se beneficiam com óleo mais barato e de boa qualidade e os moinhos trazem empregos.

O óleo de moringa tem sido usado em cremes para a pele e unguentos desde o antigo Egipto. O óleo amarelo claro com um sabor agradável foi comparado em qualidade com o azeite de oliva. A semente contém 35 a 40% de óleo. Estudos recentes no Gana mostram que o sabão produzido com o óleo da moringa é extremamente bom. Experiências sobre como extrair o óleo da moringa foram realizadas com a assistência entusiasmada de Keith Machell.

Técnicas de extracção

A semente de moringa contém um grão bastante macio e por isto o óleo pode ser extraído à mão usando-se uma prensa de rosca (também conhecida como ‘prensa de fuso’). A semente é primeiro triturada, é adicionada 10% de água e em seguida é aquecida levemente em um braseiro brando por 10 ou 15 minutos, tomando cuidado para não queimar a semente. Um teste destes colheu 2,6 litros de óleo de 11 quilos de sementes. Assim que as melhores condições de processamento são encontradas, uma eficiência de extração de 65% pode ser talvez esperada.

Experiências adicionais foram realizadas usando um extractor de óleo da Índia do tipo de prensa de rosca movido a motor. Durante duas horas de operação, 52 kg de sementes produziram 12,5 litros de óleo prensados a frio. Um processamento adicional do bagaço com óleo colheu 10 litros suplementares de óleo.

Os métodos tradicionais de extracção de óleo de plantas com sementes que produzem óleo são frequentemente lentos e não muito eficientes. Eles envolvem a extracção das sementes, triturando-as e cozinhando- as durante 5 minutos em água. Após o cozimento, aperte as sementes em um pano e passe-as para um recipiente limpo. Deixe de um dia para o outro para que o óleo se separe da água. Pode haver alguns fragmentos flutuando na superfície do óleo. Os povos tribais no Oman usam esta técnica para extrair óleo da semente de Moringa peregrina com algum sucesso. Se você não tiver acesso a uma máquina, tente este método.

Após o óleo ser extraído, o bagaço amargo ainda possui todas as propriedades das sementes inteiras no tratamento e purificação da água. Com um conteúdo de proteína de 60% ele poderá ser usado como fertilizante e estudos estão a ser efectuados para descobrir se poderá ser usado como alimento de animais e aves de capoeira

Os autores estão agradecidos pelo apoio da ODA, da Comissão Europeia e a Keith Machell. Eles gostariam de receber notícias de leitores com perguntas sobre a Moringa. Escreva-lhes para este endereço:

Department of Engineering, University of Leicester, LE1 7RH, Reino Unido

Sementes de Moringa

A moringa é também conhecida por ‘árvore de rábano’ ou ‘basqueta de tambor’ e ‘malunggay’ e cresce no estado selvagem em muitos países.Se os leitores tiverem dificuldade em encontrar sementes de Moringa, saquinhos pequenos com amostras podem ser obtidos da:

ECHO, 17430 Durrance Road, North Fort Myers, FL 33917-2200, USA.

Patrick Okki obteve sementes de moringa da ECHO. 18 meses mais tarde as árvores estavam cobertas com vagens e sementes maduras.