Mosquiteiros tratados com insecticida

pelo Professor Chris Curtis.

A malária é sem dúvida a mais importante doença humana trasmitida por insectos. Estimativas recentes da OMS revelam que ocorrem 2,5 milhões de mortes por ano causadas pela malária, especialmente entre as crianças africanas.

Existem duas maneiras principais de reduzir as picadas dos mosquitos que transmitem a malária:

  • Pulverização com insecticida Nos anos 50 e 60, os governos de muitos países organizaram programas de pulverização domiciliar usando insecticidas, especialmente o DDT. No entanto, estes programas eram caros para serem mantidos e os mosquitos tornaram-se resistentes ao DDT. Os insecticidas do tipo piretróide funcionam melhor do que o DDT, no entanto, hoje em dia o uso de mosquiteiros tratados com insecticidas, sobre a cama, é recomendado para reduzir as picadas dos insectos.
  • Mosquiteiros de cama tratados com insecticida Quando as pessoas dormem debaixo de mosquiteiros tratados, a proteção contra a malária é tão eficaz como a pulverização domiciliar – mas é necessária uma quantidade muito menor de insecticida. Os produtos químicos do tipo piretróide, que são usados para tratar mosquiteiros e cortinas, são de confiança até mesmo quando estão em contacto próximo com as pessoas. Os mosquitos são atraídos às pessoas pelo ar que elas expiram e pelo odor do corpo. Se os mosquiteiros não forem tratados, os mosquitos continuam a procurar um buraco ou um lugar onde um braço ou uma perna está em contato com o mosquiteiro para picar a pessoa. No entanto, quando eles tocam um mosquiteiro tratado, morrem ou se afastam.

Como tratar mosquiteiros

Os mosquiteiros são tratados imergindo-os em uma mistura de insecticida líquido e água. Isto envolve cinco etapas:

1 PREPARE Trate os mosquiteiros ao ar livre. Use luvas compridas de borracha para proteger a pele. Se as luvas não estiverem disponíveis, use sacos plásticos grandes. Reúna uma unidade de medida pequena, uma unidade de medida grande e um recipiente para misturar – uma bacia ou um balde. Lave e seque todos os mosquiteiros usados antes do tratamento.

2 MEÇA E DILUA Você precisará de saber…

  • quantos mosquiteiros precisam ser imersos
  • de que tamanho eles são
  • quanta água eles absorvem
  • a quantidade necessária do produto químico.

Como verificar o tamanho (área) Use a seguinte fórmula para os mosquiteiros rectangulares – os tamanhos mostrados servem como exemplos:

Superfície total em metros quadrados (m²)

= 2 x lados (2 x 1.5m x 1.8m = 5.4m²)
+ 2 x extremidades (2 x 1.5m x 1.3m = 3.9m²)
+ 1 x topo (1 x 1.3m x 1.8m = 2.34m²)
(= 11.64 m²)

Se o mosquiteiro for redondo, estenda-o horizontalmente. Meça a base curvada e a altura:

Superfície total em metros quadrados (m²)
= base x altura (3m x 2.2m = 6.6 m²)

Quanto líquido cada mosquiteiro absorve?  Os mosquiteiros de algodão absorvem muito mais líquido do que os de poliéster. Para calcular quanto líquido cada mosquiteiro vai absorver, meça uma quantidade exacta de água em um balde ou bacia – por exemplo, 2 litros. Molhe o mosquiteiro. Torça o mosquiteiro sobre a bacia e deixe o líquido pingar dentro dela até que o mosquiteiro seque. Meça quanta água sobrou. Subtraia esta quantidade dos 2 litros. Agora você sabe quanto líquido cada mosquiteiro absorve. Se todos os mosquiteiros forem feitos do mesmo material e tiverem o mesmo tamanho, multiplique esta quantidade pelo número de mosquiteiros a serem imersos e adicione um pouco mais de líquido (10%) por segurança.

Por exemplo, se 1 mosquiteiro absorve 300ml e você deseja tratar 15 mosquiteiros, você precisará:

300ml x 15 = (4.500mls ou 4.5 litros)
+ aproximadamente 10% (450mls)
= 5 litros aprox. de líquido

3 MOLHE Os mosquiteiros devem estar limpos e secos. Molhe bem os mosquiteiros no insecticida diluído. Torça bem os mosquiteiros e deixe o líquido pingar em uma bacia até parar. Se você estiver a tratar vários mosquiteiros, eles poderão ser torcidos e colocados em um saco plástico antes de levar para casa para secar.

4 SEQUE Os mosquiteiros podem ser pendurados ou colocados sobre uma cama para secar. A vantagem de colocá-los sobre uma cama é que o insecticida mata percevejos! Quando os mosquiteiros estiverem secando, vire-os algumas vezes para que o insecticida seja igualmente distribuído.

5 LIMPE A ÁREA CUIDADOSAMENTE As embalagens e o insecticida que sobram devem ser colocados em uma latrina ou enterrados em um buraco. Nunca os despeje em rios ou lagoas. Lave o equipamento cuidadosamente, assim como as mãos e as roupas com água e sabão.

Maior proteção

Os mosquiteiros devem ser tratados duas vezes por ano. É melhor não lavá-los durante esses dois períodos pois isto reduz a quantidade de insecticida.

É caro comprar ou fabricar mosquiteiros mas eles protegerão a sua família por muitos anos. Um só mosquiteiro pode proteger várias crianças pequenas, se elas dormirem juntas. Você poderia formar grupos que possam economizar e ajudar a levantar fundos para comprar o material necessário para os mosquiteiros? Eles poderiam fornecer mosquiteiros para os membros do grupo e vendê-los a outras pessoas com um pequeno lucro. Se o material necessário para os mosquiteiros for muito caro, há algum outro material leve que poderia ser usado? Por exemplo: tecidos de saris antigos (na Ásia), musselina ou algodão fino (na Etiópia). Se você não tiver recursos para fabricar ou comprar mosquiteiros, você poderá usar cortinas de portas e janelas. Trate-as exactamente da mesma maneira como o insecticida.

O Professor Curtis trabalha na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Keppel Street, London, WC1E 7HT, Grã-Bretanha.

Com os nossos agradecimentos à AHRTAG pela permissão dada para usarmos parte das informações fornecidas por eles. A AHRTAG publica um catálogo muito útil que orienta sobre como obter mosquiteiros e insecticidas (veja a Recursos).

Insecticidas para imergir mosquiteiros

nome do produto
químic

nome comercial

concentração

percentagem

dosagem

Permethrin

Peripel

200

20%

200mg/m²

 

Imperator

500

50%

200mg/m²

Deltamethrin

K-Othrin

25

2.5%

25mg/m²

Lambdacyhalothrin

Icon

25

2.5%

10mg/m²

Cyfluthrin

Solfac

50

5%

50mg/m²

Etofenprox

Vectron

100

10%

200mg/m²

Alphacypermethrin

Fendona

100

10%

20mg/m²

 

Quantidade (em ml) necessária de insecticida =

dosagem recomendada (mg/m²) x área do mosquiteiro(m²)  

÷

concentração de insecticida(%) x 10

Por exemplo, se você comprou deltamethrin (K-Othrin) e está usando um mosquiteiro redondo com uma superfície total de 6.5m²:

Quantidade necessária de insecticida

= (25 x 6.5) ÷ (2.5 x 10)

= 162.5 ÷ 25

= 6.5 ml

Se um mosquiteiro absorve 300ml de água, você precisará de colocar 300ml de água em um balde e adicionar 6.5ml do produto químico.

Se você estiver tratando 15 mosquiteiros semelhantes, você vai precisar de colocar 5 litros em uma bacia ou em um balde e adicionar 6.5ml x 15 = 97.5ml do produto químico (aproximadamente 100ml).

Se for necessário, peça ajuda ao fazer estes cálculos. É muito importante que eles sejam feitos corretamente. Depois de ter feito os cálculos, registre a informação (e marque os recipientes de medida) para quando os mosquiteiros forem tratados novamente, assim você não terá que fazer os cálculos todas as vezes (a menos que você use um produto químico diferente ou mude o número de mosquiteiros).