Resursos

Malária: uma ameaça contínua

A edição no. 6 da publicação Falando da Saúde da Criança foi sobre a malária e o seu controle. Este boletim informativo é gratuito para os leitores dos países em desenvolvimento. Para obter maiores informações, escreva para o Secretário de Publicações da AHRTAG – endereço abaixo.

Mosquiteiros tratados com inseticida para o controle da malária

Os mosquiteiros tratados com os inseticidas do tipo piretroide têm sido eficazes na proteção contra a malária. O uso destes tem sido cada vez mais incentivado. É essencial obter estoques dos materiais relevantes. A AHRTAG, da Grã-Bretanha, e a PATH, do Canadá, produziram um diretório de fornecedores de inseticidas e mosquiteiros. O diretório contém informações sobre o tratamento de mosquiteiros e detalhes sobre onde obter mosquiteiros, material em quantidade, inseticidas e uma lista de contatos úteis e materiais de referência. Cópias avulsas podem ser obtidas gratuitamente. Eles pedem que as organizações que solicitarem várias cópias, contribuam com o custo do porte. Esta publicação é altamente recomendada para qualquer pessoa que deseje usar ou tratar mosquiteiros. Escreva para:

Mary Helena, AHRTAG, 29–35 Farringdon Road, London, EC1M 3JB, Grã-Bretanha.

Fax: +44 171 242 0041 Correio eletrônico: ahrtag@gn.apc.org

Soil Fertility Management

Esta é o folheto mais recente da série Cultivo em Terra Seca, produzido pela Studio Driya Media. Assim como os outros folhetos da série, as ilustrações claras ocupam mais espaço do que o texto. Ela está repleta de informações práticas sobre como aumentar a fertilidade do solo, como o controle da erosão, os fertilizantes orgânicos, o aumento da retenção da água e o aperfeiçoamento dos sistemas de cultivo.

O folheto custa US $4 (eles fazem descontos para pedidos grandes) e está escrito em inglês. Faça o seu pedido para:

World Neighbours, 4127 NW 122nd Street, Oklahoma City, OK 73120-8869, EUA. Fax: +1 405 752 9393

Poverty and Health: Reaping a Richer Harvest
Marie-Thérèse Feurstein

Este novo livro é dirigido àqueles que trabalham para diminuir a pobreza e as doenças. O livro examina os efeitos da pobreza sobre a saúde humana e compartilha idéias para se fazer melhorias. O livro enfatiza o desenvolvimento participativo e centralizado nas pessoas, e apresenta um panorama útil dos vínculos existentes entre a pobreza e a saúde. O livro é bem ilustrado e contém listas de verificação, tabelas e diagramas.

O livro custa £9,65, incluindo o porte:

TALC, PO Box 49, St Albans, Herts, AL1 5TX, Grã-Bretanha.

Tecnologías Campesinas del Café

Esta é uma série de pequenos manuais em espanhol, produzidos pela CETEP na Venezuela. Estes são alguns dos títulos: Variedades de Café, Selección de Semillas, Propagación y Siembra, Plagas y Enfermedades, Repique y Poda. Os manuais estão voltados aos pequenos agricultores que desejam produzir café de boa qualidade. A linguagem usada é simples e as explicações são claras, com ilustrações para ajudar.

Estes manuais fazem parte de uma coleção maior de manuais sobre tecnologia rural. A CETEP é uma organização independente, sem fins lucrativos, que deseja ajudar grupos e organizações com informações técnicas para o desenvolvimento de base.

Os manuais custam US $2 cada, incluindo o porte aéreo. A série de sete manuais custa US $10, incluindo o porte aéreo. Favor enviar um cheque em nome da CETEP e o seu pedido para:

Javier Vazquez, CETEP, Apartado Postal 9, Barquisimeto, Venezuela. Tel/Fax: +58 51 313372

Towards the Healthy Women Counselling Guide

Este livro apresenta idéias sobre como desenvolver materiais sobre saúde para as mulheres. Ele é baseado em pesquisas realizadas em três comunidades no Quênia, em Sierra Leone e na Nigéria. Freqüentemente, as clínicas médicas podem se voltar quase que totalmente ao planejamento familiar e à sobrevivência infantil e, por esta razão, as mulheres podem se esquecer de usar as clínicas quando estão preocupadas com outras questões de saúde. Freqüentemente, as mulheres não têm informações sobre sua saúde em geral. Além disso, é menos provável que elas procurem orientações dos médicos sobre as questões de saúde que as afetam devido a vergonha, a falta de dinheiro ou porque elas dão prioridade às necessidades dos seus filhos. O conhecimento tradicional que elas possuem sobre ervas medicinais é freqüentemente ignorado.

As informações precisam ser fornecidas de maneira apropriada e atender as suas reais necessidades. O livro considera as questões que afetam a saúde da mulher, assim como as doenças que as preocupam mais. A pesquisa que foi realizada para produzir este manual revela que muitas mulheres desconsideram ou ignoram sintomas óbvios de doenças porque envergonham-se ao serem examinadas pelos médicos do sexo masculino.

Este manual muito útil e bem ilustrado pode ser obtido gratuitamente. Veja o endereço abaixo.

Mucoore (trusted friend) – Let’s share with others!

Este livro é uma continuação do manual acima e aborda várias maneiras de compartilharmos informações sobre gênero e questões de saúde. Em primeiro lugar, ele identifica as questões de saúde que são importantes para as mulheres. O livro usa representações de papéis, scripts para programas de rádio, histórias e idéias sobre como iniciar discussões para compartilhar informações sobre estas questões. O livro contém exemplos que podem ser adaptados e fornece orientações sobre como produzir outros materiais. Este livro poderá incentivar qualquer pessoa que comunica mensagens de saúde a pensar mais criativamente sobre os vários métodos disponíveis para se comunicar de maneira eficiente.

Estes dois livros úteis podem ser adquiridos gratuitamente do seguinte endereço:

The Gender, Health and Communication Teams UNDP/World Bank/WHO, Avenue Appia, CH-1211 Geneva 27, Suíça.

Health Workers for Change

Este é um manual muito prático para ser usado em encontros de meio dia de duração ou em sessões de treinamento para agentes de saúde. Ele procura ajudar os agentes de saúde a avaliarem o seu trabalho e a maneira com que o realizam. O livro os ajuda a considerar porque são fornecidos cuidados médicos de má qualidade. Ele se concentra nas mulheres. Todos os exercícios foram bem testados e o livro contém comentários úteis e estudos de casos. O manual é apresentado de forma atractiva, com muitas ilustrações de África. Os seis encontros mencionados no manual deverão produzir interesse, entusiasmo e informações úteis. Há algumas idéias adicionais sobre como ajudar os participantes a relaxarem, assim como a melhorar a comunicação.

Este manual muito útil e práctico pode ser adquirido gratuitamente. Envie detalhes sobre o seu trabalho para:

Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases, UNDP/World Bank/WHO, Avenue Appia, CH-1211 Geneva 27, Suíça.

Se Prende en Charge

Esta é uma série excelente de histórias em quadradinhos no idioma lingala com uma tradução em francês no rodapé. Há nove livros na série, que se chama Tomar responsabilidade por si próprio. Eles cobrem quatro áreas diferentes – higiene, saúde, jardinagem e criação de animais – com assuntos como a malária, a criação de pombas, patos e coelhos, água potável e o cultivo de feijão. As histórias em quadradinhos são claras e realistas. São fornecidos detalhes prácticos em lingala e em francês.

Peça mais detalhes ou envie um donativo de 6 francos belgas por cada livro (US $3 pela série completa) para:

Sister Rosario Zambello, BP 335, Limete – Kinshasa, República Democrática do Congo, África Central.

Controle da Malária em Três Comunidades

Esta série de slides (47) fornece informações sobre as diferentes maneiras como a malária tem sido controlada no Sudão, na Índia e na Tailândia. Ele se concentra na educação sobre saúde, autoajuda e participação comunitária. Os slides são facilmente compreendidos por qualquer pessoa interessada no controle da malária pois eles não requerem conhecimentos médicos.

Os slides podem ser adquiridos através da TALC no endereço mencionado na página anterior. A série custa £15 (já montada) ou £12 (desmontada), incluindo o porte aéreo.

Amostras de sementes

O SETRO é um pequeno centro privado de sementes de árvores que fornece pequenas amostras de sementes para o desenvolvimento rural. Eles estocam sementes de várias espécies tropicais. Eles fornecem pequenas amostras de sementes gratuitamente ou a um preço de custo para maiores quantidades. Envie detalhes sobre o clima e a vegetação da sua região para:

SETRO, PO Box 116, Siquatepeque, Honduras, América Central.  Fax: +504 73 0767