Levantamentos arbóreos

Esta atividade pode ser usada com crianças, para ajudá-las a aprender sobre o que as circunda. Elas também aprenderão sobre o uso dos levantamentos, a classificação e as tabelas para reunir e mostrar informações. Estas técnicas podem ser úteis para grupos de agricultores ao fazerem um levantamento das árvores locais ou ao escolherem espécies populares para plantarem em viveiros. As atividades podem ser adaptadas para o estudo de culturas, alimentos, animais ou tipo de trabalho.

 

Perguntas 

Fale sobre as diferentes árvores que há à sua volta. Ajude as crianças a pensar sobre o motivo pelo qual gostam de certas árvores e incentive-as a pensar sobre as diferentes características das árvores que escolheram – tais como altura, frutas, boas de subir, lenha. Faça uma lista das árvores mencionadas e deixe as crianças votarem, levantando as mãos, para classificá-las em ordem de popularidade. Ajude-as a fazer um tabela das suas dez árvores favoritas.

Coleta de informações 

Peça às crianças para que observem as diferentes árvores por volta de suas casas e jardins e façam uma lista destas árvores em seus cadernos. Depois, conte quantas árvores há de cada tipo. Se elas não souberem o nome de uma árvore, peça-lhes para que colham algumas folhas e escrevam uma descrição sobre ela, de seus frutos e de suas flores, para identificá-la mais tarde.

Resumo das informações 

Divida as crianças em pequenos grupos. Peça a cada grupo para fazer um resumo das informações que reuniram. As crianças podem trocar informações e perguntar umas às outras os nomes das árvores que não conhecerem. Se estas árvores forem difíceis de identificar, talvez você possa pedir ajuda a pessoas mais idosas que tenham um bom conhecimento do seu meio ambiente. Depois, resuma as informações de toda a classe.

Ajude as crianças a criar uma tabela simples com um gráfico de barras, mostrando as dez árvores mais comuns. Faça com que a tabela seja interessante, desenhando uma folha de cada árvore ou imprimindo as folhas com tinta.

Lembre-se de incluir algumas informações básicas, tais como a data do levantamento, o nome da comunidade, o número de crianças que participaram, a série e a escola.

Depois de fazer esta tabela, converse com as crianças sobre por que elas acham que aquelas dez árvores são as mais comuns. Discutam sobre as diferenças entre as duas tabelas. Sugira fazer uma outra tabela, que descreva os usos das diferentes árvores.

Benefícios

Este exercício deve estimular o interesse em observar as árvores e apreciar os seus benefícios. A identificação de árvores populares entre as crianças, mas não muito cultivadas, poderia oferecer um motivo para se fazer um viveiro de árvores perto da escola, onde as crianças poderiam aprender habilidades de criação de mudas de árvores. Este exercício poderia ser repetido, examinando-se as árvores que crescem ao longo das estradas, as árvores que crescem perto de um lago ou rio ou perto de campos agrícolas.

As árvores podem desempenhar um papel importante na proteção do meio ambiente contra os perigos da erosão do solo e das enchentes e na prevenção de deslizamentos de terra. Observar e valorizar as árvores é importante para todos nós.