Passo a Passo 63

Foto: Jim Loring/Tearfund
Foto: Jim Loring/Tearfund

ALCANÇANDO OS OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÉNIO

Esta edição tem uma estrutura diferente das edições anteriores. Ao invés de examinarmos um tópico em particular, decidimos nos concentrar nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram decididos em conjunto por 189 nações, em setembro de 2000, com a Declaração do Milênio das Nações Unidas. Foi decidido que eles podem ser alcançados, e eles são considerados a melhor maneira de procurar resolver os problemas da pobreza por todo o mundo. Eles representam um passo extremamente animador para o mundo.

Uma quantidade enorme de informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foi escrita para os governos, doadores e ONGs. Entretanto, foi feito muito pouco para tornar estes objetivos relevantes para a vida das pessoas comuns. Em 2005, ainda faltando dez anos para que objetivos sejam alcançados, está sendo feita uma grande revisão do progresso.

Abaixo estão os artigos da edição 63 da Passo a Passo em html.

Para baixar (descarregar) uma versão pdf da edição 63 da Passo a Passo, clique aqui (616K).


  • Alcançando os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio

    Arcebispo Njongonkulu Ndungane. Há muitas formas de opressão e sofrimento: elas podem ser físicas, mentais, emocionais ou espirituais. A pobreza é frequentemente causada pela opressão e geralmente causa o sofrimento. A pobreza enfraquece as famílias e causa danos às comunidades.

    leia mais
  • Cartas 

    Sementes de plantas medicinais Depois da edição da Passo a Passo sobre o uso de plantas medicinais, comecei a juntar plantas desta região, catalogá-las com os seus nomes locais e plantá-las na nossa fazenda.

    leia mais
  • Estudo bíblico

    Defesa de direitos para os cuidados com a saúde Milhares de pessoas morrem, a cada dia, de doenças que podem ser prevenidas, por causa da falta de cuidados de saúde adequados ou informações sobre questões de saúde. Muitas destas mortes estão relacionadas com questões da dívida internacional, corrupção e mau governo. A injustiça mata, e, infelizmente, esta é a realidade para muitas pessoas por todo o mundo.

    leia mais
  • Objetivo 7 Garantir a sustentabilidade ambiental

    Entre os alvos estão a necessidade de proteger o meio ambiente, reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso à água potável e ao saneamento básico e melhorar consideravelmente a vida dos habitantes dos musseques (das favela).

    leia mais
  • Recursos

    HIV e AIDS: começando a agir (ROOTS 8) Este novo livro examina como a igreja e as organizações de desenvolvimento cristãs podem responder aos desafios trazidos pelo HIV/VIH e pela AIDS/SIDA: reduzindo o seu impacto, prevenindo a propagação do HIV/VIH e lidando com as questões de HIV/VIH e AIDS/SIDA dentro das organizações. O livro possui 100 páginas e custa £10 libras esterlinas ($18 dólares americanos, €14,50 euros). Ele pode ser obtido em inglês (as traduções em francês, espanhol e ...

    leia mais