Auto-estima

Phil Hoyle

O Oasis Esteem é um programa cristão de ensino sobre sexo e relacionamentos realizado por todo o Reino Unido pela instituição beneficente Oasis Trust. O Oasis Esteem oferece recursos e treinamento a voluntários para irem a escolas secundárias e locais de trabalho juvenil e darem aulas para jovens sobre sexo e relacionamentos.

Recentemente, um dos nossos voluntários estava dando uma aula sobre valores nos relacionamentos para uma classe de jovens de quinze anos. Um aluno perguntou, “Por que estamos falando sobre relacionamentos? Eu achei que esta aula era sobre sexo.” Esta pergunta mostra como, para muitos jovens no Reino Unido, as idéias sobre sexo acabaram se separando da idéia de um relacionamento comprometido. Os resultados penosos desta separação entre o sexo e o relacionamento podem ser claramente vistos na nossa sociedade. Desde os anos 90, os casos de infecções transmitidas sexualmente (ITSs) têm aumentado continuamente, sendo que os maiores aumentos ocorrem entre jovens de 16 a 24 anos de idade. O Reino Unido também tem os maiores índices de gravidez na adolescência da Europa Ocidental.

O sexo é um assunto de importância e interesse vital para os jovens. Porém, as más informações e o preconceito são comuns. Isto pode levar a más escolhas, relacionamentos prejudiciais e pode colocar vidas em risco. A Oasis Esteem procura lidar com estas questões através da educação. É muito importante que os jovens tenham acesso a informações precisas e claras sobre o sexo e os relacionamentos.

Motivados pela nossa fé cristã, chamamos o projeto de “Oasis Esteem” (Estima Oasis) para salientar o fato de que as decisões dos jovens sobre o sexo e os relacionamentos estão baseados na sua auto-estima. As aulas visam incentivar os jovens a se respeitarem a si próprios e às outras pessoas. Queremos ajudar os jovens a fazerem escolhas positivas, saudáveis e baseadas em informações para a sua vida no que diz respeito aos relacionamentos e ao sexo. Os tópicos das aulas são:

  • auto-estima
  • sexo e relacionamentos
  • ITSs
  • sexo e sexualidade
  • HIV (VIH) e AIDS (SIDA) – fatos e atitudes.

No Reino Unido, assim como em muitos outros países, os meios de comunicação em massa, tais como a televisão, os filmes, o rádio e as revistas, muitas vezes, dão mensagens confusas sobre o sexo aos jovens. Acreditamos que é importante ajudar os jovens a escolherem os seus próprios valores e empoderá-los para defenderem aquilo em que acreditam. O retorno é encorajador. Como um jovem disse, “Obrigado! Acho que vocês podem ter acabado de salvar minha vida.”

Phil Hoyle trabalha para o Oasis Esteem como Coordenador de Treinamento, na Grande Londres. Oasis UK, 115 Southwark Bridge Road, London, SE1 0AX, Reino Unido. E-mail: esteem@oasisuk.org Website: www.oasisuk.org/esteem


Uma atividade de auto-estima

O objetivo desta atividade é estimular a reflexão sobre como valorizamos as pessoas e incentivar o grupo a apreciar as qualidades e contribuições que ele e as pessoas à sua volta podem oferecer.

Método:

1 Procure figuras ou objetos para representar o seguinte:

  • 6 baldes de água (hidrogênio e oxigênio)
  • 1 balde de carvão ou carvão mineral (carbono)
  • 2 xícaras (chávenas) de cal (cálcio)
  • 2.000 cabeças de fósforo (fósforo)
  • 2 colheres grandes de cinza de madeira (hidróxido de potássio)
  • 1 colher de chá de enxofre
  • 4 xícaras de graxa ou óleo
  • 1 colher de chá de sal (cloro e sódio)
  • 1 prego grande (ferro)
  • 1 colher grande de terra (representando todos os microelementos)

2 Leia a lista e mostre os objetos ou figuras. Explique que é disto que os seres humanos são formados, se decompostos em componentes químicos.

3 Peça ao grupo para dizer o que acha desta informação. Eles acham que as pessoas valem mais do que apenas os seus componentes químicos? Procure obter a opinião dos jovens.

4 Discuta sobre o que mais dá valor a uma pessoa.

5 Discuta o valor que a sociedade dá às pessoas por sua posição, desempenho, riqueza e aparência pessoal. 

6 Termine lembrando ao grupo que todos nós temos qualidades especiais, que ninguém mais tem. Cada um de nós é valorizado e amado por Deus.