Cultivo em aléias

Compilado por Isabel Carter

Foto: ICRAF ©
Foto: ICRAF ©

O cultivo em aléias (alley cropping) é uma técnica muito útil para melhorar os solos pobres, que oferece forragem para os animais e protege o solo contra as chuvas fortes.

O cultivo em aléias é uma forma simples de combinar árvores e culturas. São plantadas fileiras de árvores adequadas com uma distância de 5 metros entre as fileiras, geralmente semeando-se o solo diretamente no início da estação das chuvas. Entre as fileiras de árvores, as culturas ou hortaliças são plantadas como de costume. Em solos em declive, as fileiras são plantadas ao longo das curvas de nível – atravessando o declive. O cultivo em aléias também pode oferecer alguma proteção durante chuvas irregulares, pois as fileiras de árvores ajudam a segurar a chuva no solo.

As sementes das árvores são plantadas próximas uma das outras, de maneira que as árvores jovens formem uma cerca viva. Se possível, tente misturar várias espécies diferentes para formar a cerca viva. Quando as árvores chegam à altura do ombro (1–2 metros de altura), elas são cortadas, deixando-se apenas 20–30 cm de altura. As folhas podem ser deixadas no solo, para se decomporem e proporcionarem nutrientes ao solo. Ou podem ser coletadas e usadas como forragem para os animais. Os tocos remanescentes rapidamente crescem de volta, e o corte pode ser repetido por muitos anos.

O cultivo em aléias oferece nutrientes vegetais e melhora a estrutura do solo. Ele é barato e fácil de fazer, embora exija
muito trabalho para cortar as árvores. Se as árvores não forem regularmente cortadas, elas ficarão altas, seus troncos ficarão grossos, e elas competirão com as culturas.

O cultivo em aléias não deve ser usado em regiões muito secas. As árvores terão mais dificuldade para se estabelecerem. Quando se estabelecem, as fileiras de árvores usam a pouca água disponível no solo e dificultam o crescimento das culturas.

Para o cultivo em aléias é necessário um bom suprimento de sementes do tipo certo de árvores. É importante plantar somente árvores leguminosas, pois as suas raízes oferecem nutrientes vegetais ao solo. Em muitas regiões, as árvores leguminosas já são cultivadas e, muitas vezes, produzem grandes quantidades de semente. As árvores leguminosas produzem sementes em vagens e geralmente possuem folhas divididas muito pequenas. Elas também tendem a ter raízes profundas, que não competem muito pela água com as culturas. Se possível, obtenha conselhos no local sobre as melhores espécies para plantar. 


Espécies recomendadas de árvore 

NOME LATINO ALGUNS NOMES POPULARES
Acacia albida acacia, espinho branco, micaia, dzungua, sango
Calliandra calothyrsus calliandra
Cassia siamea cássia
Gliricidia sepium gliricídia
Leuceana leucocephala leuceana
Moringa oleifera moringa, moringueiro, acácia branca, cedro, quiabo-de-quina
Sesbania grandiflora sesbania, agáti