Cartas

Desenvolvimento de um projeto de saúde

Sou o gerente de um projeto-piloto comunitário que estamos tentando estabelecer em Angola com a Save the Children Angola. Este projeto está sediado, a princípio, numa cidade com um número estimado de 41.600 crianças com menos de cinco anos de idade.

Qual é o método certo para que o meu projeto seja bem-sucedido? Eu deveria começar treinando sanitaristas voluntários para diagnosticar doenças ou deveria treiná-los nos tratamentos também? Ficaria grato se alguém pudesse dar um exemplo de como realizar um monitoramento e uma avaliação.

Adelino Lisimo Alex
Luanda
República de Angola
E-mail:
dradelinolisimo@gmail.com

Produção de mel

Muito obrigado pela sua revista. Minha família, meus amigos e eu a achamos muito útil, tanto do ponto de vista espiritual, social quanto econômico. Desde que começamos a ler a revista, formamos um pequeno grupo comunitário de jovens. Começamos dois pequenos projetos: horticultura e produção de mel. Gostaríamos de entrar em contato com qualquer leitor da Passo a Passo que possa compartilhar seu conhecimento e suas experiências conosco. Gostaríamos de receber idéias principalmente de como atrair e manter abelhas e como colher o mel.

Thomas Obuya
Quênia
E-mail:
obuyathomas_2005@yahoo.com

Mais informações sobre apicultura podem ser encontradas na Passo a Passo 49.

Princípios básicos da gestão de resíduos

Resíduo é definido como o que sobra de um processo de produção, transformação ou utilização: qualquer substância, material ou mesmo algum móvel que o dono não queira mais e o qual pretende descartar ou jogar fora. 

Os princípios básicos da gestão de resíduos são:

  • previna ou reduza a produção e a nocividade dos resíduos resultantes da fabricação e da distribuição dos seus produtos
  • organize o transporte dos resíduos e limite-o tanto em quantidade quanto em distância
  • aproveite os resíduos através da reciclagem, da reutilização ou de qualquer outra maneira que os utilize como base para materiais reutilizáveis ou energia
  • forneça informações ao público sobre os riscos ambientais e físicos para o meio ambiente e a saúde pública associados à produção e à eliminação de resíduos
  • os custos das medidas preventivas para reduzir a poluição e a luta contra a poluição devem ser pagos pelos poluidores.

Mangovo Khonde JP
Institut Facultaire de Développement (IFAD)
Kinshasa
República Democrática do Congo
E-mail:
jeanpierremangovo@yahoo.fr

A importância da alfabetização 

Meu nome é Barthélemy Keineng e sou o coordenador do programa de alfabetização no idioma nangjere, no Chade. O programa de alfabetização, que começou em 1999, causou impacto na vida dos beneficiários. Aqui estão alguns dos seus testemunhos:

“Um jovem contou-nos que ficou surpreso ao ver a mãe começando a escrever e a ler a Bíblia. Antes disso, o jovem não acreditava que o que estávamos fazendo era importante, mas agora ele viu um resultado positivo na sua própria mãe.”

“Uma mulher disse que é graças ao programa de alfabetização que ela agora consegue corrigir os erros de aritmética dos filhos, os quais freqüentam a escola primária.”

“Um homem disse que sabia ler, mas não escrever. Graças ao método simples de escrita ensinado pelos professores, ele agora está começando a escrever.”

“No povoado de Mere Ker-toue, uma mulher disse que foi graças ao curso de alfabetização que ela sabe escrever seu nome no verso da sua carteira de saúde pública.”

Keineng Barthélemy
BP 4214
N’Djaména
Chade

E-mail: nang_lit_chad@sil.org
ou: keinbarth@yahoo.fr

Perguntas e respostas

Você tem alguma pergunta para a qual precise de uma resposta? Você tem alguma informação que ache que seria útil para outras pessoas? Se a sua resposta para qualquer uma destas perguntas for “sim”, entre em contato conosco!

Por favor, escreva para:

The Editor
Footsteps
100 Church Road
Teddington
TW11 8QE
Reino Unido

ou envie um e-mail para
footsteps@tearfund.org