De um artigo sobre teatro para o desenvolvimento da Passo a Passo 58. Photo: Anders Thormann
De um artigo sobre teatro para o desenvolvimento da Passo a Passo 58. Photo: Anders Thormann

Feliz aniversário de 20 anos, Passo a Passo!

Rebecca Dennis, Editora

O que você estava fazendo 20 anos atrás? Alguns de vocês talvez estivessem começando uma família, outros podiam estar estudando, e outros, talvez, ainda nem tivessem nascido! Eu estava na escola primária e não tinha a menor idéia de que, 20 anos mais tarde, seria a editora de algo tão notável quanto a Passo a Passo.

Durante os últimos 20 anos, vimos muitas mudanças acontecerem no mundo, e houve mudanças também na Passo a Passo. Porém, apesar de todas estas mudanças, continuamos fiéis à idéia original de proporcionar uma fonte de informações práticas e incentivo de um ponto de vista cristão para as pessoas que querem mudar seus países. Agradecemos a Deus por continuar abençoando-nos neste trabalho.

Por todo o mundo, o número de pessoas vivendo na pobreza continua aumentando; o clima mundial está cada vez mais imprevisível; os conflitos continuam devastando vidas; e a vida continua sendo um desafio à sobrevivência para muitas pessoas. O nosso objetivo, em todas as edições da Passo a Passo, é compartilhar informações úteis e desafiá-lo a fazer a diferença para a vida das pessoas na sua comunidade e além dela.

Nesta edição, contamos algumas histórias sobre a utilização e o impacto da Passo a Passo. Esperamos que estas histórias lhe tragam coragem e inspiração. Slanwa Gaston, o Representante Nacional da Tearfund para o Níger, conta como descobriu a Passo a Passo quando era estudante e como ela moldou sua carreira (na próxima página). Nas páginas centrais, examinamos as mudanças ocorridas na Passo a Passo ao longo dos últimos 20 anos.  

A World Relief Haiti conta sobre os desafios e os incentivos que o Haiti enfrentou nos últimos 20 anos (página 10), e, na página 13, refletimos sobre quais serão alguns dos desafios nos próximos 20 anos. Esperamos que vocês desfrutem conosco a celebração de 20 anos da Passo a Passo nesta edição.  

É com tristeza que anuncio que esta será a minha última edição como editora da Passo a Passo. Estou deixando a Tearfund para ajudar meu marido, que começou a trabalhar como pastor auxiliar numa igreja batista. Estamos muito entusiasmados com as novas oportunidades que isto nos proporcionará. Tenho prazer em apresentar Helen Gaw como a próxima editora da Passo a Passo.

A próxima edição da Passo a Passo estará voltada para os recursos naturais. 

Abaixo estão os artigos da edição 81 da Passo a Passo em html.

Para baixar uma versão pdf da edição 81 da Passo a Passo, clique aqui (519K).


  • “Conhecimento é poder”

    Slanwa Gaston. Há um ditado popular que diz que conhecimento é poder. A Bíblia diz que o “povo é destruído por falta de conhecimento” (Oséias 4:6). A Passo a Passo desempenha um papel importante no que diz respeito a levar informações altamente necessárias para as pessoas que querem fazer algo de positivo em seus lares, suas igrejas e suas comunidades. A Passo a Passo também nos ajuda a compreender que cada um de nós pode fazer algo para tornar o mundo um lugar melhor para se viver. 

    leia mais
  • A Passo a Passo num contexto local

    Rufaro Chitsamba. A Rede Cristã Contra HIV/SIDA é uma organização cristã que trabalha em Moçambique. Em parceria com a Tearfund, somos responsáveis por imprimir e distribuir a versão da Passo a Passo em português africano. A Passo a Passo também é um dos recursos que utilizamos nas nossas atividades. As informações da Passo a Passo que tomamos emprestado e adaptamos melhoram as nossas atividades de treinamento e ajudam a torná-las mais eficazes.  

    leia mais
  • Cartas

    Trabalho em rede I have been receiving your journal for a year; thank you for including me on your mailing list.

    leia mais
  • Como o Haiti mudou nos últimos 20 anos

    Dr. Hubert Morquette. Vinte anos atrás, tudo mudou para o povo do Haiti. Depois de muitos anos com um governo muito rigoroso e controlado, eles esperavam poder ter uma vida melhor. Porém, com o passar dos anos, seu sonho de mudança não se tornou realidade. O fracasso e o desapontamento resultaram numa crise que continua destruindo a sociedade. Os haitianos agora estão enfrentando um novo conjunto de desafios, entre eles, os desastres naturais, uma economia fraca e o HIV. Eles precisam de ...

    leia mais
  • Estudo bíblico

    1 Samuel 7:2-14 Acredito que a oração é um dos principais fatores que levaram ao sucesso da Passo a Passo. Portanto, ao celebrarmos 20 anos, podemos erguer uma pedra chamada Ebenézer e dizer “Até aqui o Senhor nos ajudou.” (1 Samuel 7:12)

    leia mais
  • Feedback dos leitores

    Alice Keen. Uma das alegrias de trabalhar na Passo a Passo é ter a oportunidade de ficar sabendo mais sobre vocês, leitores. Vocês estão envolvidos em tantos aspectos diferentes do trabalho de desenvolvimento, e nós adoramos ficar sabendo do impacto que estão causando nas suas comunidades. É um grande incentivo saber que vocês tiram idéias e inspiração da Passo a Passo e, então, partem para a ação nas suas comunidades locais.

    leia mais
  • O que vai mudar no mundo nos próximos 20 anos?

    Nigel Timmins. Estudos do futuro, previsão ou futurologia é a prática de prever possíveis realidades futuras. Não significa adivinhação com uma bola de cristal ou bruxaria, mas, sim, examinar as tendências atuais e identificar padrões que possam resultar em diferentes possibilidades. Esta área de trabalho está crescendo em importância à medida que os governos e as organizações procuram ver se suas estratégias são sólidas.

    leia mais
  • Passo a Passo on-line

    Georgina Orchard. Em 2002, fizemos uma pesquisa com os leitores da Passo a Passo e obtivemos informações valiosas sobre quem está lendo a revista e em que ela está sendo utilizada. Descobrimos que cada exemplar causa um amplo impacto. A maioria dos exemplares é compartilhada com pelo menos mais uma pessoa, e um terço deles é usado regularmente para treinar grupos de até 100 pessoas. A edição 50 da Passo a Passo (maio de 2002) traz um artigo completo sobre a pesquisa.

    leia mais
  • Por que eu gosto de ler a Passo a Passo

    Luka Kitungano. Tenho tido grande interesse na Passo a Passo desde 1996 e leio a revista regularmente. Um amigo meu recebia a Passo a Passo e começou a mandá-la para mim depois de lê-la. Assim, eu podia ler a revista e usá-la várias vezes.

    leia mais
  • Recursos

    Uma Semana – Uma Oração Mundial Há um tempo para cada coisa: um tempo para a oração, para o culto e para compreender o que Deus está dizendo ao nosso mundo.

    leia mais
  • Uma celebração de 20 anos

    Isabel Carter, editora da Passo a Passo 1989–2007 O crescimento da Passo a Passo nos últimos 20 anos é muito parecido com a parábola da semente de mostarda. Partindo de um pequeno e insignificante começo, na forma de um boletim de saúde para uns poucos parceiros da Tearfund, a Passo a Passo produziu literalmente milhões de exemplares por todo o mundo. Será que alguém já tentou somar todos os exemplares impressos e distribuídos, as cópias de CDs, os exemplares enviados  por e-mail e os ...

    leia mais
  • Uma maior compreensão

    A Passo a Passo ajuda a aumentar minha compreensão do trabalho de desenvolvimento. Tenho lido a Passo a Passo desde 1997, quando estava estudando para o meu mestrado. Desde então, li quase todas as edições da Passo a Passo. Adquiri mais conhecimento e li muitos artigos interessantes nela. Desde que entrei para o Departamento de Serviço Social e Desenvolvimento Cristão da Convenção Batista de Mianmar, tenho usado a Passo a Passo para treinamento, debates e na nossa própria literatura.

    leia mais