Estudo bíblico

1 Samuel 7:2-14

Acredito que a oração é um dos principais fatores que levaram ao sucesso da Passo a Passo. Portanto, ao celebrarmos 20 anos, podemos erguer uma pedra chamada Ebenézer e dizer “Até aqui o Senhor nos ajudou.” (1 Samuel 7:12)

Samuel foi chamado, quando criança, para ser um profeta durante uma época muito difícil da história do povo de Deus, Israel. Os últimos capítulos de Juízes mostram como as coisas estavam ruins. Quando Samuel foi chamado, os filhos de Eli, o alto sacerdote, estavam usando sua posição para explorar as pessoas. A blasfêmia deles (1 Samuel 2:12 15; 3:13) chegou mesmo a causar sua morte e fez com que a arca de Deus caísse nas mãos dos filisteus numa batalha perto de Ebenézer (1 Samuel 4:1, 10).

Em 1 Samuel 7, estamos 20 anos mais adiante destes eventos terríveis. A arca foi devolvida em seguida, mas acabou numa cidade obscura e deixou de desempenhar um papel vital na vida da nação até a época de Davi. Samuel havia crescido e se tornado um respeitado profeta e juiz. Os filisteus ainda oprimiam o povo de Deus, e este vivia no medo e na pobreza. 

De repente, há uma convicção geral de que as coisas estão ruins em Israel porque eles deram as costas a Deus. Samuel convoca uma assembléia geral em Mizpá para que os líderes do povo possam mostrar que as pessoas estão rejeitando os seus deuses falsos. Os filisteus vêem esta como uma oportunidade para atacar. Os israelitas estão despreparados para se defenderem, por isso, a única coisa que podem fazer é pedir a Samuel que ore … 

Discussão

  • Converse sobre o que esta história nos diz sobre as causas dos nossos problemas – inclusive a pobreza.
  • Converse sobre experiências em que a oração foi vital para fazer com que houvesse uma boa mudança.
  • Discuta o papel desempenhado pelo povo de Deus (a igreja) retornando para Deus e fazendo com que a oração de Samuel desse certo.

Dewi Hughes, Assessor Teológico, Tearfund
E-mail:
dewi.hughes@tearfund.org