A Passo a Passo num contexto local

Rufaro Chitsamba.

A Rede Cristã Contra HIV/SIDA é uma organização cristã que trabalha em Moçambique. Em parceria com a Tearfund, somos responsáveis por imprimir e distribuir a versão da Passo a Passo em português africano. A Passo a Passo também é um dos recursos que utilizamos nas nossas atividades. As informações da Passo a Passo que tomamos emprestado e adaptamos melhoram as nossas atividades de treinamento e ajudam a torná-las mais eficazes.  

Usando a Passo a Passo para o treinamento

O coordenador do distrito de Govuro da Rede Cristã. Photo: Rufaro Chitsamba
O coordenador do distrito de Govuro da Rede Cristã. Photo: Rufaro Chitsamba

A Rede Cristã foi contratada para administrar um programa de treinamento nacional
sobre a segurança alimentar, com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA e o apoio técnico do Ministério da Agricultura. Foi criado um manual de segurança alimentar para ser usado durante as sessões de treinamento. Para reforçar as sessões de treinamento, usamos a Passo a Passo 77 e o guia PILARES sobre Alimentação Saudável, juntamente com o manual de treinamento. Durante as sessões, também usamos estudos bíblicos da Passo a Passo 77. Os estudos bíblicos ajudaram as pessoas, as igrejas  e as comunidades a ficarem sabendo o que a Bíblia diz sobre a segurança alimentar. Isto foi especialmente útil porque as sessões de treinamento tinham por objetivo ajudar as igrejas a se manifestarem e a agirem para aumentar a segurança alimentar nas comunidades vulneráveis. 

Estudos bíblicos

Os funcionários da Rede Cristã encontram-se para orações matinais todas as segundas, quartas e sextas. Usamos estudos bíblicos da Passo a Passo durante estes encontros, os quais, às vezes, incluem os nossos parceiros locais. O escritório local da Tearfund pediu- nos que realizássemos encontros de oração com os líderes das igrejas e os parceiros da Tearfund. Nesses encontros, usamos materiais da Passo a Passo para fazer reflexões bíblicas sobre tópicos de desenvolvimento.

Impressão e distribuição

A primeira edição que a Rede Cristã imprimiu foi a Passo a Passo 70. Quando o nosso trabalho com a Passo a Passo começou, já trabalhávamos como agentes de distribuição e adaptação para outros materiais de desenvolvimento cristãos. Portanto, não levou muito tempo para que a Passo a Passo se tornasse conhecida por toda a parte em Moçambique. Usamos os contatos e os métodos de distribuição já existentes para compartilhar e distribuir a Passo a Passo. Um dos principais meios foi através dos representantes provinciais da Rede Cristã (os representantes provinciais são membros da Rede Cristã que trabalham como voluntários). Ao distribuírem a Passo a Passo, eles conscientizavam as pessoas sobre a importância e a relevância da publicação para as comunidades e as igrejas a quem eles prestavam apoio.

Com o tempo, também começamos a distribuir a Passo a Passo em outros países de língua portuguesa. No momento, os outros países abrangidos pela rede de distribuição da Rede Cristã são: Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. A Rede Cristã distribui cerca de 2.300 exemplares de cada edição da Passo a Passo.

A Passo a Passo é enviada a igrejas, ONGs e associações locais, bem como a pessoas interessadas no trabalho de desenvolvimento. O escritório local da Tearfund também recebe exemplares para a sua própria distribuição. A maioria dos exemplares distribuídos dentro de Moçambique é enviada através dos representantes provinciais da Rede Cristã, que distribuem os exemplares entre as igrejas locais. Alguns deles também são levados para as comunidades durante as nossas atividades de monitoramento. 

Feedback

Embora ainda não tenhamos um sistema para receber o feedback dos leitores e monitorar a utilização da Passo a Passo, alguns comentários são enviados através dos representantes provinciais. O Pastor Francisco Ossufo, do Distrito de Moma, na Província de Nampula,  situada no norte de Moçambique, a uns 2.000 km da capital Maputo, escreveu:

“Meu nome é Francisco Ossufo. Vivo no Distrito de Moma e sou leitor da Passo a Passo desde 2001. A revista Passo a Passo proporcionou-nos uma visão sobre muitas coisas. A Passo a Passo 70 informa claramente os leitores sobre a mudança climática. Ela veio num momento em que o nosso distrito estava sofrendo uma seca há vários anos.”

É um prazer enorme ver a Passo a Passo não nas prateleiras, mas sendo utilizada. Ela é utilizada não apenas para a leitura, mas como uma fonte de informações.

Em vários encontros de treinamento de desenvolvimento de capacidades promovidos pela Tearfund, ajudamos a informar as pessoas sobre os recursos da Tearfund, concentrando- nos na Passo a Passo. Recentemente, uma parceira da Tearfund, a Associação Desafio Jovem de Moçambique, solicitou exemplares da Passo a Passo para ajudar seus funcionários a desenvolverem uma proposta sobre água e saneamento e segurança alimentar. 

Durante as visitas comunitárias, as comunidades solicitam mais exemplares. Numa das nossas visitas, uma pessoa disse o seguinte sobre a Passo a Passo: “É um material de desenvolvimento muito bom. Se eu a receber na minha língua, será fácil utilizá-la com os membros da minha igreja.”

Planos futuros

  • Criar um sistema para obter feedback dos nossos leitores em áreas remotas de Moçambique. No momento, somos apenas distribuidores.
  • Traduzir a Passo a Passo para as principais línguas moçambicanas locais, tais como changana, sena e macua. Temos recebido solicitações dos nossos leitores, pedindo para receberem a revista na sua língua local. Já fizemos isso com outras publicações e tivemos sucesso.
  • Trabalhar na defesa e na promoção de direitos contra a violência doméstica, usando a Passo a Passo 79. O governo moçambicano aprovou recentemente uma lei contra a violência doméstica.  

Rufaro Chitsamba trabalha como o coordenador de comunicações da Rede Cristã Contra HIV/SIDA.

Rede Cristã Contra HIV/SIDA em Moçambique
Av. Amílcar Cabral No 730 R/C
Caixa Postal 1346
Maputo
Moçambique

E-mail: redecrista.rchs@tdm.co.mz
Site: www.rchs.org.mz/index.html