Estudo bíblico

O propósito e o significado das árvores

Chris Hawksbee. 

Leia Gênesis 1:11-12.

Logo no início da Bíblia, no livro de Gênesis, as árvores são mencionadas.

Não apenas uma variedade de árvore, mas vários tipos. Elas não foram mencionadas apenas pela sua beleza, mas porque cada uma delas produzia frutas com sementes. Elas nos foram dadas para que as usássemos. Isto mostra a generosidade de Deus para conosco na abundância e na variedade. Algumas sementes produziam óleo, que podia ser usado para cozer alimentos, iluminação, fins medicinais e tratamentos de beleza. As frutas e as sementes serviam de alimento. Podemos acrescentar a esta lista: sombra, proteção contra o vento, habitats para animais, materiais de construção e fabricação, árvores com perfume doce e incenso. E Deus viu que isto era bom!

Leia Gênesis 1:29-30.

Deus deu-nos plantas e árvores que produzem sementes para o nosso uso e como alimento para os animais.

Deus fez as árvores com frutas que produzem sementes e deu-nos a possibilidade de aumentarmos seu número plantando-as. Tivemos de aprender a fazer isto para continuarmos usufruindo seus benefícios.

Em Gênesis 2:8-9, vemos que Deus plantou um jardim e que, em Gênesis 2:15, ele incumbiu Adão com a responsabilidade de cuidar dele – o que significa geri-lo adequadamente. As árvores precisam de cuidados para produzir frutos e beneficiar a humanidade, contribuindo para o nosso bem-estar geral. Com os nossos cuidados, as árvores poderiam ajudar muito a reduzir a pobreza global.

Em Gênesis 2:16-17, Deus deu ao homem e à mulher seu primeiro mandamento, o qual se referia ao fruto da árvore, mas eles desobedeceram.

Nos Evangelhos, vemos que Cristo morreu numa árvore pelo perdão dos nossos pecados. Podemos começar novamente.

No Livro do Apocalipse, na outra extremidade da Bíblia, vemos mais menções às árvores. Teremos direito de comer da árvore da vida (Apocalipse 2:7), se conseguirmos vencer tal como o Espírito de Deus nos mostra. As árvores estão no paraíso de Deus.

Em Apocalipse 22, ficamos sabendo que a árvore da vida frutifica 12 vezes por ano e que suas folhas são para a cura das nações. Há muitas árvores com poderes de cura à nossa disposição agora, o que é um sinal da providência de Deus para nós.

  • Que papel as árvores desempenham no plano de Deus para as pessoas, os animais e o mundo?
  • Que diferentes significados as árvores possuem na Bíblia? 

Chris Hawksbee trabalha como consultor de desenvolvimento. Ele é especializado em vários temas, inclusive reflorestamento, e vive no Paraguai.