Pequenos agricultores rurais como Lorenzo Rodas Ischalon, do Peru, dependem dos animais de produção para o seu sustento. Foto: Paul Brigham/Tearfund
Pequenos agricultores rurais como Lorenzo Rodas Ischalon, do Peru, dependem dos animais de produção para o seu sustento. Foto: Paul Brigham/Tearfund

ANIMAIS DE PRODUÇÃO

Todos nós dependemos dos animais de produção para obter diferentes produtos e serviços. Onde quer que vivamos, em cidades ou áreas rurais, os animais proporcionam muitas coisas: desde o alimento que comemos até as roupas que vestimos. Para muitas pessoas, os animais de produção também são seus meios de vida, fornecendo-lhes carne, leite, lã e couro, bem como adubo para fertilizar a terra. Deus criou os animais para nos abençoar e até deu a Adão o privilégio de escolher seus nomes no Jardim do Éden. Porém, como você verá nesta edição, se não usarmos de sabedoria na forma como tratamos e manejamos os animais de produção, poderemos ter muitos problemas tanto em âmbito local quanto em âmbito global.

Para esta edição, reunimos histórias, conselhos e informações de várias partes do mundo. Há uma entrevista com um agente comunitário de saúde animal no Quênia, um artigo sobre programas de empréstimo de animais e um artigo sobre como lidar com animais de produção em emergências. Espero que também gostem do Estudo Bíblico sobre nossos cuidados com a criação e da peça de rádio, a qual vocês talvez queiram desempenhar em grupo. Vocês poderiam até criar a sua própria peça para transmitir alguma mensagem que considerem importante. 

Recentemente, enviamos questionários a alguns dos nossos leitores, e as respostas que recebemos foram muito incentivadoras! Desde uma associação da terceira idade das Filipinas até uma igreja local do Haiti, os leitores têm contado como utilizam a Passo a Passo e o que pensam da revista. 

Abaixo estão os artigos da edição 89 da Passo a Passo em html.

Para baixar uma versão pdf da edição 89 da Passo a Passo, clique aqui (PDF 1.3 MB).


  • Animais de produção em emergências

    Cathy Watson, Coordenadora do projeto LEGS. Milhões de pessoas ao redor do mundo dependem dos animais de produção para sustentar suas famílias. Estes animais podem ser bovinos, camelos, ovinos e caprinos, que formam os rebanhos de pastoreio da África Subsaariana, ou búfalos asiáticos, que fornecem leite e tração animal em várias partes da Ásia, ou lhamas, cuja carne e pelo são uma fonte de renda familiar fundamental no Peru.

    leia mais
  • Animais de produção: uma benção ou um fardo?

    Dr. Nigel Poole. Nem todos concordam sobre o papel que os animais de produção devem desempenhar no desenvolvimento hoje em dia. Consideremos algumas das evidências para nos ajudar a responder à pergunta: os animais de produção são uma benção ou um fardo? Em primeiro lugar, o que queremos dizer com animais de produção? E, depois, que problemas resultam da produção animal?

    leia mais
  • Caprinocultura urbana

    Moses Kamau Wanjiru. Nosso projeto de caprinocultura (criação de cabras) foi realizado nos assentamentos informais de Korogocho, Kibera, Kariobangi e Kawangware, em Nairóbi. Os benefícios mais importantes da criação de cabras foram o leite e o esterco produzido por elas. O excremento era usado como esterco para a agricultura orgânica, especialmente em “hortas em sacos”, as quais são muito comuns entre os habitantes das favelas de Nairóbi. Parte do esterco também era usada em projetos locais de biogás.

    leia mais
  • Cartas

    Administração de um orfanato e uma biblioteca Agradeço muito pelos exemplares da revista Passo a Passo que vocês continuam me enviando. Eles têm sido muito úteis para mim, pois são uma fonte de informações vitais de que necessito. Agradeceria muito por qualquer informação sobre como administrar um orfanato e uma biblioteca ou endereços onde eu possa obter informações sobre estes tópicos. Isto seria de grande ajuda para a nossa jovem organização. Raidon Mutale e Irene Kabwe Muyabala Foundation of Mercy, PO Box 450132, Mpika, Zâmbia foundationofmercy@yahoo.com NOTA DA EDITORA: A Tearfund incentiva a reabilitação de crianças sem pais de volta às suas famílias biológicas ou extensas e, se isto não for possível, com pais substitutos identificados, treinados e apoiados por sua igreja. Para obter mais informações, acesse a seção de Desenvolvimento Infantil no site TILZ. Na Passo a Passo 88, Liu Liu pediu às pessoas que sugerissem formas de evitar que as cabras danificassem as culturas. Aqui…

    leia mais
  • Doroteia, a Vaca Leiteira: animais de produção no ar

    O script a seguir foi criado para ser uma peça de rádio. Ele descreve a importância do saneamento e da higiene adequados quando se trabalha com gado numa fazenda de gado leiteiro. Ele usa um elemento de mistério para captar a atenção do ouvinte, mantendo-a com um diálogo rápido e inteligente ao longo da dramatização.

    leia mais
  • Estudo bíblico: O interesse de deus por toda a criação

    O interesse de Deus por toda a criação Tim Carriker Não há dúvida alguma de que a intenção universal de Deus é redimir sua criação: uma criação que Ele declarou boa (veja Gênesis 1:12, 21, 25, 31). A criação e a nova criação dominam o início e o final da narrativa que vemos na Bíblia, começando em Gênesis e terminando em Apocalipse. Talvez não seja de surpreender que os seres humanos tendam a pensar apenas em si próprios ao lerem sobre o amor de Deus pelo “mundo” ou mesmo pela “criação toda”. Porém, a Bíblia frequentemente deixa claro que a aliança de Deus não é apenas com os descendentes de Noé, mas com toda a vida animal (Gênesis 9:9-10; Oseias 2:18). A imagem da nova criação descrita no “fim” está repleta de representantes não apenas de cada tribo, nação e povo, mas dos mundos animal e vegetal também. A imagem de harpas e asas nas nuvens celestiais, tão remota da Terra, simplesmente não está relacionada com a visão bíblica dos novos céus e da nova Terra (veja Apocalipse 21:2-8). A…

    leia mais
  • Programas de empréstimo de animais

    Na última década, foram iniciados programas de empréstimo ou “repassagem” de animais por todo o mundo. Geralmente, um animal é dado a um beneficiário escolhido por uma organização, órgão governamental ou igreja, com um acordo de que um determinado número de filhotes seja repassado a outros membros da comunidade ou devolvidos aos organizadores do programa para iniciar um novo projeto.

    leia mais
  • Programas de empréstimo de animais: conselhos de várias partes do mundo

    Como você pode ver no nosso artigo aqui, realizar um programa de empréstimo de animais pode ser uma experiência recompensadora, mas que traz desafios. Assim, para ajudá-lo, a Passo a Passo pediu a cinco organizações de várias partes do mundo para que compartilhassem suas experiências com os nossos leitores. Agradecemos aos seguintes parceiros:

    leia mais
  • Recursos

    Publicações CTA Spore é uma revista periódica produzida pelo Centro Técnico para a Cooperação Agrícola e Rural (Centre technique de coopération agricole et rurale – CTA). O CTA concentra-se no grupo dos países da África, do Caribe e do Pacífico (ACP), o qual possui uma relação especial com a União Europeia através do Acordo de Cotonou. A revista traz artigos relevantes para ONGs, departamentos governamentais e outras organizações que trabalham com o desenvolvimento agrícola e rural nestas regiões. A versão eletrônica da revista Spore está disponível a todos. Para recebê-la, envie um e-mail em branco para: join-esporo-pr@lists.cta.int. Para obter mais informações, acesse: http://spore.cta.int/ O CTA também possui uma variedade de publicações sobre animais de produção. Entre estas encontra-se a popular série Agrodoks, a qual inclui guias técnicos relacionados com tópicos como “A utilização de burros para transporte e lavoura”, “Zoonoses” e “Criação de coelhos em quintais, nas regiões…

    leia mais
  • Zoonoses: como as doenças animais podem se tornar doenças humanas

    A Dra. Sally Best. Uma zoonose é uma doença ou infecção naturalmente transmitida entre os animais e os seres humanos. As zoonoses causam graves problemas de saúde pública e frequentemente afetam especialmente as comunidades pobres. Embora elas geralmente possam ser prevenidas, muitas doenças zoonóticas continuam a se espalhar porque são negligenciadas pelos sistemas de saúde nacionais e internacionais. As zoonoses também são responsáveis por muitas doenças novas.

    leia mais