Frutas para todas as estações

Uma ONG local de uma das repúblicas da Ásia Central ofereceu treinamento para as pessoas que queriam aprender a secar frutas. 

O secador de frutas 

Um dos participantes do treinamento conta sobre sua experiência: 

O que o inspirou para começar a secar frutas? 

Fizemos um curso administrado por uma ONG local e vimos que secar as nossas próprias frutas dava um bom resultado! Depois do treinamento, começamos a secar damascos nós mesmos. 

Quais foram os desafios? 

As frutas azedavam rapidamente antes de podermos secá-las. Ainda estamos aprendendo a secar bem as frutas! 

Quais foram os benefícios? 

Depois de secar as frutas, elas podem ser armazenadas por longos períodos de tempo, o que pode ser muito útil para passar os longos invernos. 

A venda de frutas secas no mercado é uma boa fonte de renda para uma família. 

Quem compra suas frutas? 

Fregueses no mercado local e, se a safra for grande e de boa qualidade, também podemos vender para o exterior. 

Que conselho você poderia dar a outras pessoas pelo mundo que gostariam de seguir o seu exemplo? 

Comece fazendo um treinamento sobre como secar bem as frutas. Continue trabalhando arduamente, use tecnologia moderna se puder e acredite que terá bons resultados! 

A ONG local 

Conselhos dos professores: 

A secagem de frutos tem riscos. As safras e, portanto, os preços podem mudar de ano para ano. Tivemos problemas com pragas (como aranhas e minhocas) e, uma vez, com um pesticida ruim, que envenenou a cultura. As condições meteorológicas severas e as mudanças climáticas também tornam difícil prever a disponibilidade de frutas frescas para secar. 

É bom experimentar em pequena escala antes de pensar em vender para outras pessoas. Você pode tentar variedades diferentes da fruta que você escolheu para ver qual é a melhor para secar. Nem todos os damascos (ou tomates, ou maçãs) são a mesma coisa! 

Use frutas disponíveis no local. Frequentemente é melhor escolher culturas comuns na sua região, que você já sabe que crescem bem no solo e no clima. Às vezes, há um novo tipo de fruta ou legume que pode ser introduzido, como, por exemplo, o quiabo, que é raramente cultivado no nosso país, mas que pode ser cultivado com muito sucesso. Mas, se você quiser tentar uma nova cultura, lembre-se de que serão necessários tempo e dinheiro para cultivá-la, e as pessoas também precisarão aprender a prepará-la e comê-la. 

As frutas frescas de má qualidade não produzem frutas secas de boa qualidade! Isso pode parecer óbvio, mas você precisa ter certeza de que escolheu frutas frescas boas. 

Há várias questões práticas sobre as quais você precisa pensar depois de secar as frutas. Elas precisam ser guardadas num local escuro e fresco, que não seja úmido, caso contrário as frutas vão se estragar. Você também precisa protegê-las contra as pragas. 

Se você for tentar vender suas frutas comercialmente, planeje bem! Fomos a várias lojas para perguntar se elas queriam estocar nossos damascos. Para cada dez lojas que visitamos, apenas uma disse que sim! Você precisa pensar sobre como os seus produtos chegarão até os fregueses. Faça estas perguntas: “As pessoas querem esse produto?”, “Que preço elas estão dispostas a pagar?” e “Como vou transportar os produtos para os fregueses?” Experimente em pequena escala antes de pensar em vender para outras pessoas Depois da oficina, os participantes colocam seus conhecimentos em prática, secando frutas ao sol.