Dicas de saúde para viver de forma positiva com o HIV

Por Elijah Ogeda

Se você vive com o HIV, você precisa cuidar bem de si mesmo e tomar precauções extras para proteger sua saúde e seu sistema imunológico. Mantendo seu corpo o mais saudável possível, você poderá ajudá-lo a combater os vírus e outros tipos de infecções.

É importante que as pessoas que vivem com o HIV tenham uma dieta saudável e equilibrada. Foto: Amy Church/Tearfund
É importante que as pessoas que vivem com o HIV tenham uma dieta saudável e equilibrada. Foto: Amy Church/Tearfund

As pessoas que vivem com o HIV precisam criar hábitos saudáveis em sua vida. Seguir essas oito dicas pode ajudar.

1. Pratique sexo seguro
Seguir práticas sexuais mais seguras é essencial. Compreenda como o HIV é transmitido para reduzir o risco de transmiti-lo a outras pessoas. Sempre use preservativos e coloque-os corretamente. Isso não só ajuda a evitar a propagação do HIV, mas também ajuda a proteger tanto a você quanto ao seu parceiro ou parceira contra outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

2. Faça exames para ver se tem outras infecções sexualmente transmissíveis
Se tiver uma IST além do HIV, você pode ter maior probabilidade de transmitir tanto o HIV quanto sua IST a outra pessoa. Algumas IST também podem piorar o HIV e fazer com que ele se desenvolva mais rapidamente. O HIV pode dificultar o tratamento de algumas IST, portanto, você precisa procurar atendimento médico para a IST o mais rápido possível. É essencial fazer exames, pois muitas IST não apresentam sintomas – sem fazer exames, você talvez nem perceba que tem a infecção.

3. Previna infecções e doenças
Como o HIV diminui a eficácia do seu sistema imunológico, você se torna mais vulnerável a todos os vírus, bactérias e germes a que é exposto. Lave as mãos com frequência para ajudar a prevenir doenças e atualize todas as suas vacinas.

4. Siga as instruções do seu médico sobre sua medicação
É muito importante tomar todos os seus medicamentos para o HIV exatamente conforme prescrito pelo seu médico. Perder mesmo que seja um dia da sua terapia antirretroviral (TARV) pode dar ao vírus a oportunidade de se tornar resistente aos remédios, tornando-os ineficazes. Sempre tenha sua medicação consigo, assim, se estiver longe de casa, não deixará de tomar nenhuma dose.

5. Tenha uma dieta saudável e equilibrada
Se o seu organismo estiver bem nutrido, ele terá mais condições de lidar com o HIV e combater infecções. Procure comer uma variedade de alimentos todos os dias, inclusive bastante fruta e legumes. As pessoas que vivem com o HIV precisam de dez por cento mais calorias do que as pessoas que não são soropositivas e até 30 por cento mais se estiverem se recuperando de uma doença. Peça orientação ao seu agente de saúde sobre a melhor dieta para a sua situação.

6. Pare de fumar e evite o abuso de drogas ou álcool
Parar de fumar traz benefícios para qualquer um. Largar o cigarro fará com que você se sinta melhor e tenha uma vida mais saudável, além de diminuir muito o seu risco de desenvolver problemas sérios, como doença cardíaca, câncer e AVC (acidente vascular cerebral).

O abuso de álcool e drogas é prejudicial para a saúde e pode aumentar os sentimentos de depressão. Procure evitar qualquer forma de drogas ilegais.

7. Lide com os problemas de saúde físicos e emocionais
A experiência de cada pessoa que vive com o HIV é diferente das demais. Algumas pessoas podem sentir depressão ou sentimentos de ansiedade e estresse, que podem piorar qualquer dor física ligada ao HIV que tiverem. Manter o estresse, a depressão e a dor sob controle pode ajudar a melhorar sua saúde física e emocional. Consulte um profissional de saúde mental se achar que está sofrendo de depressão e informe-o se estiver tomando medicação para o HIV.

8. Exercite a mente e o corpo
O exercício físico e mental pode manter a mente e o corpo fortes. Os exercícios físicos regulares, tais como caminhar, andar de bicicleta, correr ou nadar, são bons para mantê-lo em boa forma física e diminuir o estresse e a depressão. Os exercícios físicos também ajudam o sistema imunológico. Permita que seu corpo recarregue sua energia todas as noites dormindo o suficiente. Os exercícios mentais, como fazer um jogo de palavras cruzadas diariamente ou jogos que desafiam o cérebro, podem melhorar sua memória e concentração.

Muitas pessoas se sentem impotentes ao serem diagnosticadas com o HIV, mas não é assim. Seguindo as dicas acima, você poderá assumir o controle e ter uma vida saudável e ativa.

Elijah Ogeda é um leitor da Passo a Passo do Quênia.

Elijah Ogeda