B1 O que é a igreja?

Para muitas pessoas, a palavra “igreja” significa um prédio grande, onde os cristãos se encontram. Para os cristãos, ela geralmente significa o local em que eles se encontram com outros cristãos para louvar a Deus. Ela pode ser um lar, uma escola, uma igreja ou embaixo de uma árvore. A palavra significa tanto o local quanto o grupo de cristãos e pode significar também um agrupamento muito maior de igrejas, que acreditam nas mesmas coisas e possuem uma forma semelhante de adoração.

A primeira vez que Jesus usou a palavra que é traduzida como “igreja” foi no evangelho de Mateus (Mateus 16:18). Ele a usou para descrever o ajuntamento de pessoas que acreditavam nele: seus seguidores. Os primeiros discípulos acreditavam que Jesus era o Cristo e o Filho de Deus há muito tempo prometido. Após a crucificação e a ressurreição de Jesus, estes discípulos, inspirados pelo Espírito Santo, desempenharam um papel fundamental no estabelecimento da primeira igreja com a comunidade de seguidores de Jesus.

Discussão
  • Em que pensamos quando alguém diz a palavra “igreja”?
  • Em 1 Pedro 2:4-8, Jesus é descrito como a pedra principal da esquina ou o alicerce. Qual é o significado da pedra principal da esquina ao se construir uma casa? O que isto nos diz sobre o lugar de Jesus na igreja?
  • Leiam Mateus 16:13-18. O que Jesus quis dizer quando falou sobre “minha igreja”? Lembrem-se de que, naquela época, não havia nenhum prédio que fosse uma igreja. Os primeiros cristãos reuniam-se, às vezes, para adorar a Deus no templo em Jerusalém e provavelmente em sinagogas judaicas, mas principalmente em casas particulares.
  • O próprio Jesus nunca mencionou a idéia de um prédio ou uma denominação. Por que os cristãos, hoje em dia, parecem achar que estes são tão importantes? Quanto valor damos aos nossos prédios e nossa denominação?
  • Leiam João 17:20-23. A unidade era muito importante para Jesus. Será que todas as diferentes denominações e grupos que constituem “a igreja” trabalham juntos em unidade de forma eficaz? O que poderíamos fazer melhor? Como isto afetaria o testemunho da igreja?