D10 Dando o alarme

Num desastre, as pessoas ficam desesperadas por informações, e os rumores incorretos podem criar pânico e custar vidas. As fontes de informações de confiança são essenciais. As estações de rádio, os funcionários governamentais ou as ONGs devem ser investigados antes de qualquer desastre, para se descobrir quem pode fornecer informações exatas. Planeje como compartilhar estas informações vitais da forma mais rápida e exata possível.

  • Todas as comunidades usam uma variedade de sons para transmitir mensagens. Estes podem variar de tambores que transmitem as notícias de mortes até sinos de escola e gongos que soam para avisar às pessoas que freqüentam a igreja de que o culto está para começar.
  • Há algum som que já seja usado para reunir as pessoas? Discuta a melhor maneira de chamar a atenção da comunidade inteira, a fim de transmitir alguma notícia vital, que possa ajudar a salvar vidas.

Discussão 
  • Que recursos existentes há, que façam um barulho alto e fora do comum? Há outras fontes de barulho pouco usadas, tais como cornetas? Há alguma igreja ou organização com megafones?
  • Entre em contato com as estações de rádio que transmitem na sua região. Quem são as pessoas com quem se entrar em contato para se darem alertas pela rádio? Que tipo de informações eles transmitiriam? Onde se podem obter informações de confiança?
  • Em muitas comunidades, as mensagens são transmitidas rapidamente de forma verbal. Discuta como isto funciona na sua comunidade e que meios poderiam ser usados num momento de necessidade.
  • Em muitos locais, a igreja é muito boa em transmitir informações através da sua estrutura. Como isto funciona? O que podemos aprender com isto? Como isto pode ser usado para transmitir mensagens de alarme?
  • Uma comunidade nas Filipinas amarra cordas sobre os rios, com bandeirinhas e pequenos sinos presos a elas. Se o nível do rio começa a subir, a água bate nas bandeirinhas e nos sinos e estes começam a soar. Você consegue pensar em alguma outra maneira semelhante de se dar um alarme?
  • Planeje criar centros de registro, para que as pessoas possam descobrir rapidamente quem está faltando e para onde os parentes possam dirigir-se a fim de obter notícias. As escolas e as igrejas poderiam se preparar para este propósito e nomear várias pessoas respeitadas para manterem listas precisas das famílias em suas regiões. Como você poderia fazer com que as pessoas soubessem da necessidade deste registro?