Comunidade

Passo a Passo 103 - Empreendedorismo

A Passo a Passo 103 está repleta de conselhos práticos sobre como gerir um negócio bem-sucedido.

Photo of pickles. Photo: SSEWA-Pak
Picles. Foto: SSEWA-Pak

COmunidade

Picles perfeitos

Gostaria de compartilhar a história de um empresário inspirador de Sindh, no Paquistão. Ladha Ram abriu um negócio de fabricação de picles na década de 1990. Antes disso, sua família nem sabia se teria o suficiente para comer. Então, um dia, uma equipe da organização parceira da Tearfund, SSEWA-Pak, chegou ao seu povoado e incentivou Ladha Ram e sua esposa a se juntarem ao novo grupo de poupança do povoado. 

A SSEWA-Pak ofereceu treinamento em habilidades aos membros do grupo, e Ladha Ram aprendeu a fazer picles. Ele ficou extremamente empolgado quando vendeu seus primeiros 10 kg de picles no povoado. Ele reinvestiu seus lucros e gradualmente aumentou a quantidade que fazia e vendia. 

Ele enfrentou muitos desafios. Levou tempo para criar a receita de picles perfeita, e ele teve que jogar fora muitos lotes. No começo, ele não possuía instalações de armazenamento adequadas, e os picles foram danificados por chuvas fortes. Alguns comerciantes se recusaram a comprar seus picles, porque ele era de um grupo religioso diferente. No entanto, ele nunca desistiu e gradualmente superou esses obstáculos. No ano passado, Ladha Ram informou com orgulho que havia vendido 10.000 kg de picles. Ele agora possui uma ampla variedade de clientes, entre eles, mais de 100 lojistas. 

Ladha Ram é uma inspiração para aqueles que querem fazer algo extraordinário. Seu negócio continua a crescer e florescer. 

Ashraf Mall, representante nacional da Tearfund para o Paquistão

Problema complicado

Pergunta: “Como posso encontrar o dinheiro para iniciar ou expandir meu negócio?” 

Resposta: A primeira fonte de financiamento que você deve considerar para o seu negócio é a sua própria poupança ou o dinheiro que você puder levantar com a venda de qualquer coisa de que não precise mais. A segunda é sua família e amigos e suas economias. O motivo disso é que as taxas de juros para pequenos empréstimos podem ser muito altas, e esse pode ser um fardo considerável para o seu negócio nos primeiros meses. Pedir empréstimos de familiares e amigos pode lhe poupar uma quantia significativa de dinheiro. 

Outra alternativa são os esquemas de poupança e empréstimos. Estes são grupos locais de cerca de 15 a 20 pessoas, em que todos reúnem juntos suas economias regularmente. O grupo oferece empréstimos a seus membros e fica com os juros para poder aumentar a quantia disponível para emprestar a outros membros. Os esquemas escolhem seus próprios dirigentes, criam seus próprios estatutos e definem suas próprias condições de empréstimo. 

Os bancos são uma opção difìcil, porque geralmente não estão preparados para lidar com os pequenos empréstimos que você provavelmente está considerando pedir. As organizações de microfinanças são a principal alternativa, ao invés do financiamento familiar ou dos esquemas de poupança e empréstimo. Essas organizações são criadas para oferecer pequenos empréstimos e outros serviços financeiros a pessoas com baixa renda. Porém, verifique as taxas de juros e as condições de pagamento para se certificar de que sejam razoáveis. Visite www.microfinancegateway.org para obter informações sobre organizações de microfinanças em sua região. 

Seja qual for a fonte de financiamento que você escolher, seu plano de negócios ajudará a planejar sua renda e como e quando fazer os pagamentos do seu empréstimo. 

Resposta adaptada de Setting up a biblically based business, por Michael Clargo. Consulte a página de Recursos para obter detalhes.

Envie-nos seus problemas complicados para os endereços abaixo.


Escreva para: The Editor, Footsteps, 100 Church Road, Teddington, TW11 8QE, Reino Unido  

publications@tearfund.org

www.facebook.com/tearfundlearn

www.twitter.com/tearfundlearn