Como tirar o máximo proveito da…

Água idéias para armazená-la e usá-la

Moldes para jarros de água

O Departamento de Água da Diocese de Kigezi, no Uganda, usa moldes de madeira, especialmente adaptados, que se encaixam para se obter o formato de um pequeno jarro de água. Eles usam barro para eliminar quaisquer brechas antes de emplastrar os moldes com camadas de cimento. Quando a argamassa fica firme (em um dia), os moldes podem ser removidos através da tampa do jarro. O Departamento tem cerca de dez moldes semelhantes, os quais podem ser usados várias vezes.

Water Department, Diocese de Kigezi, PO Box 3, Kabale, Uganda.

Tanques de telas de arame e concreto

Andrew Maclean escreveu da Tanzânia para dizer que concorda com a opinião de Willem Klaassen sobre moldes (Passo a Passo 32)…

Nos fazemos um molde para as paredes e o telhado, ao mesmo tempo, e cobrimos todo o tanque com a argamassa em um dia. Daí retiramos o molde através de um alçapão de acesso, no telhado, e cobrimos o lado interno das paredes com argamassa. Os moldes permitem pressionar a argamassa de maneira mais firme, resultando em paredes mais fortes e menos rachaduras.

No entanto, os nossos tanques não vazam! Na minha opinião, os vazamentos são causados quando se coloca muita água na argamassa (isto faz com que ela fique fraca ou porosa). Se a argamassa ficar brilhante depois de ser misturada, foi usada muita água – ela deve ficar sem brilho. Use a menor quantidade de água possível para fazer uma massa que possa ser fixada na parede.

Andrew Maclean, MAF, Tanzania. E-mail: maracpt@maf.org

Irrigação simples por gotejamento

Secados, da Guiné, no Leste da África, usa um sistema de irrigação muito simples por gotejamento. É amarrado um balde de plástico na altura do ombro e uma mangueira de plástico é forçada para dentro de um buraco bem pequeno, na base. Eles fazem pequenos buracos na mangueira (um prego quente funciona bem), que é colocada no chão, em canteiros de hortaliças. Quando a água é colocada no balde, ela se infiltra lentamente no solo. A irrigação é muito mais rápida e é desperdiçada menos água através da evaporação.