Criação de porcos-da-índia

Estou contentíssimo por ser um de seus leitores e considero a Pas à Pas um ótimo local para a troca de idéias!

A nossa organização (APPI) cuida de quase 400 crianças órfãs e de rua em duas pequenas cidades perto de Goma, na República Democrática do Congo.Nós as ajudamos com educação e habilidades práticas. Como seus problemas são mais sociais do que educacionais, começamos um pequeno projeto de geração de recursos: uma criação de porcos-da-índia. Damos a cada criança três porcos-da-índia – duas fêmeas e um macho para reproduzirem-se. Eles são dados como um empréstimo rotativo.

Após oito meses, quatro das primeiras vinte crianças que se beneficiaram com o empréstimo puderam comprar para si livros escolares, roupas e sapatos através da venda de metade de seus animais. Agora, outras crianças não param de nos perguntar quando será a sua vez, porém nossos recursos são limitados. Tentamos um sistema semelhante com coelhos, mas, infelizmente, todos os 16 coelhos com que começamos morreram de várias doenças. No entanto, esperamos tentar novamente.

Esperamos que outras organizações possam beneficiar-se com a nossa experiência e aceitamos apoio de grupos que realizam um trabalho semelhante.

Deo Kujirakwinja K-M, APPI, s/c Rev Jacques Balibanga Katambu, BP 3648, Kigali, Ruanda.