Editorial

Manifestando-se

Abre a tua boca a favor do mundo, pelo direito de todos os que se acham em desolação. Provérbios 31:8

O defensor de direitos é uma pessoa que se manifesta em nome de outra, para que seja feita a justiça. Em Jesus, temos o exemplo perfeito de um defensor de direitos. Enquanto éramos ainda os inimigos de Deus, ele morreu na cruz, para que nossos pecados pudessem ser perdoados. Agora, ele suplica a Deus por nós, como nosso defensor no céu. Há muitos outros exemplos da defesa de direitos sendo posta em prática na Bíblia, como Abraão, Moisés e Neemias.

Defesa de direitos significa manifestar-se ou agir em conjunto ou em nome dos pobres, a fim de mudar as situações que causam sua pobreza e para que se faça a justiça. Isto pode consistir em falar e trabalhar com grupos, indivíduos, empresas ou governos, cujas ações ou políticas afetam os pobres.

Todas as edições da Passo a Passo são, de várias maneiras, a respeito da defesa de direitos, uma vez que nosso enfoque é sempre informar e incentivar as pessoas a agirem em relação às questões que abordamos. No entanto, esta edição oferece a oportunidade de nos concentrarmos em como sermos mais eficazes no trabalho de defesa de direitos para os pobres. Como Alexis Pacheco, Facilitador Regional da Tearfund em Honduras, diz, ‘Nós, Cristãos, devemos ser pessoas que protestam pela justiça e a apóiam. Nosso envolvimento na defesa de direitos reflete tanto a maturidade de nossa fé, quanto o início de um processo em que nos tornamos responsáveis pelo que Deus nos pediu: que cuidemos das vidas de nossos irmãos e irmãs.’

As pessoas podem ser pobres por vários motivos: sistemas comerciais injustos, corrupção, distribuição de terras injusta. Grande parte do trabalho na área do desenvolvimento procura melhorar a situação imediata das pessoas que se encontram em situações injustas ou difíceis, enquanto que o trabalho de defesa de direitos procura chegar à raiz dessas situações. O trabalho de desenvolvimento e o trabalho de defesa de direitos, portanto, precisam ser realizados em conjunto, podendo, muitas vezes, ser difícil separá-los. O trabalho de defesa de direitos tem por objetivo desafiar a causa fundamental da situação, embora possa levar muito tempo para que as mudanças sejam feitas.

Isabel Carter