Cartas

Álcool

O álcool é um produto de uma versatilidade surpreendente.
Ele tira manchas das roupas de grife.
Ele também tira a roupa do corpo.

Se usado em quantidade suficiente, o álcool tira:
a mobília da casa,
os tapetes do chão,
o alimento da mesa,
a visão dos olhos
e o discernimento da mente.

O álcool em excesso também tira:
bons empregos, amigos,
a felicidade dos corações das crianças,
a sanidade,
a liberdade,
os relacionamentos
e até a própria vida.

No que diz respeito a tirar coisas, nada se compara ao álcool!

Proveniente do quadro de avisos do centro para viciados em recuperação da Emmanuel Ministries, em Calcutá.

Hortas de legumes orgânicos

Trabalho como assistente social num município de São Paulo, onde coordeno projetos de geração de renda. Parte do meu trabalho é desenvolver atividades entre grupos excluídos da comunidade. Fazemos este trabalho com um espírito coletivo de solidariedade econômica.

Temos tido sucesso particularmente no estabelecimento de hortas de legumes orgânicos. Estas beneficiam a comunidade local com legumes e ervas saudáveis, ao mesmo tempo que geram uma renda para as famílias envolvidas. Elas consomem alimentos saudáveis e também podem vender as sementes, composto, verduras e legumes. Estamos gratos por recebermos a Passo a Passo, com seu conteúdo rico e sempre cheia de informações.

Eunice de Cássia Santos Pereira Chaves, São Bernardo do Campo, CEP 09861-550, São Paulo, Brasil E-mail: obediencia@aol.com

Treinamento para parteiras

Aqui está uma sugestão prática, que acho útil para o treinamento de parteiras no Haiti.

Uso uma boneca de brinquedo com uma cabeça firme (feita de borracha) e um corpo mole (feito de pano estofado). Faço um manequim com uma lata vazia de 2,5 litros (de leite em pó). Ambas as extremidades são abertas, com uma delas levemente amassada, para representar os ossos da cavidade pélvica. O manequim é revestido de tecido com uma abertura para representar o períneo (a abertura para o parto). Uso um saco de pano estofado numa extremidade costurado à base para representar o saco amniótico e a placenta. Coloco mais um saco com uma abertura elástica para representar o útero e a abertura do colo do útero. Podem-se fazer várias demonstrações com estes materiais didáticos:

  • Com a lata, pode-se explicar a descida do bebê pela pélvis antes do nascimento.
  • Usando-se os dois sacos, pode-se mostrar a abertura gradual do colo do útero e o parto em si.
  • A boneca, quando colocada sobre o abdômen de uma voluntária e coberta com um travesseiro fino, pode ser usada para demonstrar como apalpar para ver a posição do bebê antes do parto.
  • A boneca também pode ser usada para demonstrar a ressuscitação de um recém nascido (se o bebê nascer sem poder respirar).

Estes materiais didáticos simples têm sido muito úteis para os nossos alunos, contribuindo para um ambiente alegre para os nossos dias de estudo.

Dra. Claire Chappuis, Mission Eben-Ezer, BP 91, HT 4110 Gonaives, Haiti E-mail: claire.chappuis@hotmail.com

Bispo dorme na rua

No norte de Uganda, há pouca proteção para as crianças contra os raptos notur-nos realizados pelo grupo rebelde Exército da Resistência do Senhor nas casas das crianças. Os pais tentam proteger os filhos mandando-os dormir em grandes grupos nas ruas da cidade de Gulu, onde os soldados oferecem alguma segurança. A fim de mostrar sua solidariedade com a situação, os líderes religiosos de Acholi, inclusive eu (o bispo), decidimos dormir na rua com eles. Caminhamos 3km até Gulu, carregando uma sacola e um pedaço de polietileno para cobrir o chão. Dormimos (ou tentamos dormir) por quatro noites na estação rodoviária. Fez frio e choveu. Foi uma experiência muito difícil!

Este é o tipo de vida que as crianças do norte de Uganda levam. No frio e na umidade, elas são vulneráveis a doenças graves. Muitas crianças em idade escolar não têm tempo ou local para estudar. Através da nossa experiência dormindo na rua, os líderes religiosos esperam servir como uma voz profética que chame a atenção para o sofrimento das crianças do norte de Uganda.

Bispo Onono-Onweng, Diocese of Northern Uganda, PO Box 232, Gulu, Uganda