A experiência da CRUDAN no treinamento em facilitação

Foto: Isabel Carter
Foto: Isabel Carter

Francis Ademola.

A CRUDAN (Christian Rural and Urban Development Association of Nigeria – Associação Cristã de Desenvolvimento Rural e Urbano da Nigéria) é uma organização em crescimento com uma grande visão! No ano 2000, a CRUDAN estabeleceu novos escritórios em cinco zonas diferentes da Nigéria, para compartilhar suas atividades de uma forma mais ampla.

Os funcionários encontram-se com igrejas e organizações para conscientizar as pessoas sobre o desenvolvimento integral – a necessidade de se chegar a um equilíbrio entre o ensinamento cristão e a ação social, para ajudar os pobres a terem uma vida digna. Como resultado, tem havido uma demanda maior para os serviços da CRUDAN, especialmente em termos de desenvolvimento de capacidades, treinamento, montagem de projetos, planejamento e avaliação.

No momento, a CRUDAN possui nove funcionários de programas. Além disso, eles possuem mais de 1.000 membros individuais. Entre estes membros, há profissionais com habilidades e conhecimento em aspectos específicos do trabalho de desenvolvimento. Alguns deles são conhecidos como Associados, os quais, às vezes, trabalham lado a lado com os funcionários da CRUDAN. Afim de satisfazer a maior demanda de treinamento e outros serviços, a CRUDAN planejou um encontro de treinamento sobre as Habilidades em Comunicação e Facilitação para novos funcionários e Associados em potencial, usando a aprendizagem participativa.

A CRUDAN valoriza a participação das pessoas e o uso da iniciativa, da responsabilidade e dos recursos locais no processo de empoderamento das pessoas. A CRUDAN também vê a aprendizagem como parte vital dos seus programas. Eles quiseram equipar os Associados com conhecimento e habilidades nos métodos participativos, para ajudar a mudar a atitude e o comportamento das pessoas.

O treinamento levou uma semana e envolveu 15 participantes de todo o país. Entre os tópicos cobertos, estavam: estilos de aprendizagem, compreensão sobre alunos adultos, análise das necessidades de treinamento, elaboração de objetivos de aprendizagem, métodos de treinamento e avaliação do treinamento. A comunicação básica, a apresentação e as habilidades em facilitação também desempenharam um papel principal no treinamento. Pediu-se a cada participante que fizesse uma breve apresentação, enquanto os outros membros faziam o papel de espectadores. Eles, então, receberam comentários sobre seu estilo de treinamento. O encontro de treinamento usou muitas formas diferentes de incentivar a participação, inclusive a explosão de idéias, a dramatização de papéis, as discussões em grupo, os estudos de caso e as apresentações em grupos. Os participantes escreveram planos de ação, explicando como colocariam o que aprenderam em prática. Eles repetiram, então, este treinamento a nível regional.

Um ano mais tarde, foi feito um treinamento de acompanhamento, para permitir que os Associados apresentassem relatórios quanto à implementação e ao impacto deste treinamento e especialmente quanto à eficácia com que tinham conseguido realizar os planos de ação feitos durante o primeiro encontro de treinamento. Isto ofereceu uma oportunidade para que eles discutissem as dificuldades e os desafios que haviam enfrentado. Eles também aprenderam novas habilidades na preparação de relatórios e na facilitação.

Os Associados que participaram deste treinamento têm podido facilitar o treinamento para a CRUDAN em habilidades em defesa de direitos e desenvolvimento integral. Eles também participaram da realização de levantamentos das necessidades, planejamentos e avaliações para várias organizações. Suas habilidades no treinamento da facilitação em suas próprias organizações também melhoraram.

Revisão do plano de ação

  • O que funcionou? (planejado e não planejado)
  • Que métodos foram usados?
  • Que desafios foram enfrentados?
  • Como você lidou com a situação? Quais foram os fatores que o possibilitaram?
  • O que não funcionou?
  • Por quê? Quais foram os desafios?

Francis Ademola é o encarregado das operações e dos programas para a CRUDAN, com responsabilidade pelos cursos de treinamento.

CRUDAN, Sabon Barki – Bukuru, PO Box 13484, Jos, Nigéria E-mail: francisademola@yahoo.com crudan@hisen.org