Cartas

Cultivo de legumes sobre pedra calcária e corais

Muito obrigado por continuarem nos enviando a Passo a Passo. Gostaria que soubessem que gosto muito de ler a publicação e que ela é de grande valor para mim. Só para dar um exemplo, em 2003, eu estava trabalhando na sede da minha igreja na Província Ocidental das Ilhas Salomão. Numa edição em particular (Passo a Passo 54), li sobre uma técnica de cultivo em solos inadequados para o plantio. Minha esposa e eu sempre plantamos legumes do lado de fora da nossa casa, mas quase não havia nenhum solo orgânico no local: apenas corais, pedras calcárias e outras pedras. Seguimos as instruções daquela edição e, em seguida, passamos a ter o que chamamos de “refrigerador verde” nos fundos da nossa casa. A horta do nosso quintal tornou-se uma atração e uma oportunidade de aprendizagem para as várias pessoas à nossa volta. Um dentista local, que trabalhava no hospital da igreja, visitou a nossa casa uma vez e ficou muito surpreso ao ver legumes crescendo em pedras calcárias e corais. Ele, então, perguntou se minha esposa e eu tínhamos uma fé muito forte ou se tínhamos alguma espécie de mágica ou nova técnica de plantio! Nós simplesmente lhe contamos a verdade. 

Portanto, obrigado e estaremos aguardando as futuras edições da publicação.

Reverend Dr. Cliff Bird
Pacific Theological College
Ilhas Fiji
E-mail:
cbird@ptc.ac.fj

Bom manejo de mangas

Foto Geoff Crawford/Tearfund
Foto Geoff Crawford/Tearfund

Na maioria dos lugares no noroeste de Benin e em Ouaké em particular, a mangueira é a terceira planta mais comum depois da néré e da árvore de karité. Durante março, abril e junho, há mangas simplesmente por toda parte. Estas mangas começam a apodrecer depois de alguns dias e causam problemas de saúde enormes na comunidade. 

Ouvi falar em mangas secas. Se algum outro leitor da Passo a Passo souber algo sobre o assunto, eu teria prazer em passar suas experiências para os habitantes de Ouaké. Gostaria de receber idéias, conselhos e treinamento não apenas sobre como manejar melhor nossas frutas, mas também sobre como aumentar a renda da nossa boa gente.

M. Arouna Soumanou
Radio Rurale Locale de Ouaké
BP 258 Djougou
Benin
E-mail: arounasoumanou@yahoo.fr

NOTA DA EDITORA Na Passo a Passo 21, há instruções sobre como secar mangas. Você pode encontrar este artigo no site tilz.

Moringa, inhame e mandioca

Ficaria agradecido se algum dos leitores pudesse dizer como obter informações técnicas e os custos da moringa, inhame e da mandioca. 

Preciso de informações relativas a:

  • estudos agrícolas
  • fertilizantes
  • pesticidas ecológicos
  • produção por hectare/ano
  • consultoria.

Engenheiro Armando Lau
E-mail: jenchay@gmail.com

NOTA DA EDITORA As edições 20, 28 e 46 da
Passo a Passo trazem informações sobre os usos da
moringa. Visite o site tilz para descobrir mais.

Tecnologia para biogás

Sou administrador de uma pequena instituição de caridade chamada Health Aid Moyo, que ajuda principalmente com o suprimento de equipamento médico, treinamento e auxílio geral para hospitais de igrejas em Maláui, especialmente em Chilambwe, Likoma, Nkhotakota e Malindi. Ao longo dos anos, percebemos que os problemas com as fossas podem ser transformados em benefício através da produção de biogás. Sabemos algo sobre a tecnologia, mas não conseguimos encontrar nenhuma fonte local de equipamento e pessoas especializadas. Agradeceríamos muito se pudéssemos aprender com a experiência dos leitores da Passo a Passo ou de contatos em Maláui.

John Lewis
Pathways
The Mains
Giggleswick
Settle
BD24 0AX
Reino Unido

E-mail: johnl.settle@gmail.com

NOTA DA EDITORAPor favor, consulte a página de Recursos para obter fontes de informação sobre o biogás.

Estudando pessoas e plantas

Estou trabalhando em estudos etno­botânicos relativos à tribo da região de Terai, em Uttar Pradesh, na Índia. Gostaria de escrever um livro sobre práticas terapêuticas de contato. Se alguém puder fornecer informações relevantes ou ajuda com a literatura, por favor, entre em contato comigo.

Dr. Gopal Dixit
Honorary President
Environment Conservation Organisation (ECO)
163, Bahadurganj Shahjahanpur 242001
UP Índia

E-mail: gopaldixit2k@yahoo.com

NOTA DA EDITORA Os estudos etnobotânicos examinam como as pessoas de uma determinada  cultura e de uma determinada região utilizam plantas que sempre cresceram no local.

Migração

Estou envolvido na questão da migração em âmbito de comunidades de base e ficaria contente se algum leitor que se preocupe e pense de forma semelhante quisesse se corresponder comigo.

John Alexander
Chawni
Nagpur: 440013 (M.S.)
Índia

E-mail: alexander_john123@yahoo.com