Cartas

Captação de água da chuva

Gostei do artigo da Passo a Passo 82 com novas idéias para captar a água da chuva em casa, porém meu telhado é feito de asbesto. Posso captar a água da chuva? E ela será limpa o suficiente para beber sem tratamento? Se não for, o que preciso fazer? Outra dificuldade que tenho com a água da chuva é a sensação de limo depois que ela é armazenada por algum tempo. Há algum tratamento para isto?

Favour Edeke
PO Box 7254, Jos
Plateau State
Nigéria

NOTA DA EDITORA As chapas de asbesto-cimento para telhados são adequadas para a coleta de água da chuva, pois não há prova alguma de que as partículas de asbesto sejam prejudiciais quando ingeridas. Porém, ao cortá-las, as chapas devem ser mantidas molhadas para não criar poeira. Devem-se usar também máscara e óculos de proteção, pois o asbesto é prejudicial quando aspirado.

O limo provavelmente se deve ao desenvolvimento de algas na água. Maneiras de diminuir as algas:

  • Desvie para fora do tanque o primeiro fluxo de água da chuva do telhado, de maneira que a água que entrar no tanque seja a mais limpa possível – as algas podem alimentar-se de nutrientes como folhas, excremento de pássaros, etc.
  • Coloque alvejante na água do tanque de vez em quando. A quantia necessária depende do tamanho do tanque e da potência do alvejante (deve-se sentir só um pouquinho do cheiro e do gosto depois de uma hora mais ou menos).
  • Não deixe entrar luz no tanque. Isto será difícil se o tanque for de plástico, mas pintá-lo pode ajudar. Quanto mais luz entrar no tanque, mais rápido as algas crescerão. A tampa deve-se encaixar bem, e a entrada da água deve ser coberta com tela para evitar a procriação de mosquitos.
  • Limpe o tanque regularmente. Esvazie-o e esfregue-o por dentro com uma solução fraca de alvejante (mantenha o tanque bem ventilado, com uma escada dentro para poder sair rapidamente se necessário). A melhor hora de limpar o tanque é um pouco antes do início das novas chuvas.
  • Filtre a água antes de bebê-la (consulte a Passo a Passo 67 para obter orientação sobre como fazer um filtro bioareia).

Habilidades comerciais e a cultura local

Treinamento de uma cooperativa comercial com um grupo de mulheres, Indonésia.  Ayo Indonesia Foundation
Treinamento de uma cooperativa comercial com um grupo de mulheres, Indonésia. Ayo Indonesia Foundation

Há três anos assinamos a Passo a Passo. Ao ler o artigo “A importância do treinamento e do acompanhamento”, na Passo a Passo 80, achei interessante saber que ter ou iniciar um negócio também pode significar mudar algo relacionado com as percepções locais/tradicionais. Aqui também temos a mesma situação. Em muitos casos, as pequenas empresas quebram porque, entre outros motivos, as pessoas não são disciplinadas com os princípios comerciais. Aqui as pessoas priorizam as “urusan adat” (práticas cerimoniais tradicionais), as quais, naturalmente, são importantes e abandonam seus negócios, mesmo os que, na verdade, estão indo bem..

Na nossa experiência, os grupos de mulheres sempre têm um desempenho melhor. Aqui está uma fotografia de uma sessão de treinamento UBSP (Usaha Bersama Simpan Pinjam – treinamento em cooperativa comercial) com um grupo de mulheres.

Tarsis Hurmali
Ayo Indonesia Foundation
Flores Organization for Rural Development
Jl. Ahmad Yani 16, Kotak Pos 149
Ruteng, 86500
Flores, NTT
Indonésia

E-mail: ayo2indonesia@gmail.com; contactus@ayo-indonesia.org
Site: www.ayo-indonesia.org

 

Uma idéia para ajudar as pessoas a comparecerem às suas consultas para vacinas

Gostaria de contar um pouco sobre a nossa experiência no contexto do nosso programa ampliado de imunização. Durante as sessões, dou o número do meu celular para as mães e sugiro que elas o coloquem nos seus celulares com o nome de “Vacina” e não com o meu nome. Cada vez que uma mulher perde uma consulta, eu mando uma mensagem de texto, que aparece como “Vacina” no celular dela. Atualmente, este sistema está diminuindo descuidos e incentivando as pessoas a comparecerem às consultas.

Tongmam Tongmam
Presidente da Associação para o Bem-Estar Familiar (Association pour le Bien-Etre Familial)
5458 Douala Akwa
Camarões

E-mail: tongmamdpc@yahoo.fr

Esta é a versão brasileira da Passo a Passo. Se preferir receber a versão africana no futuro, por favor, avise-nos pelo e-mail footsteps@tearfund.org