Objetivos e resultados esperados

Este guia ajuda comunidades a pensar em melhorias no seu modo de vida a fim de reduzir a incidência de doenças e infecções. A promoção de saneamento eficiente a baixo custo, o incentivo da boa higiene e a melhoria no acesso a fontes de águas limpas ajudam as pessoas a viver de maneira mais saudável. Crianças pequenas e bebês, em especial, correm um risco extra de contrair infecções e doenças provenientes de um saneamento inadequado, falta de práticas de higiene adequadas e água suja. Atualmente, mais de 1,7 milhões de crianças abaixo de cinco anos de idade morrem a cada ano de diarréia (Organização Mundial de Saúde). Muitas destas mortes seriam evitadas se boas rotinas de higiene fossem praticadas.

Este Guia ajuda as pessoas a refletirem sobre os desafios específicos nas suas situações de vida que tornam o acesso a um saneamento eficaz e a fontes de água limpa e potável algo difícil de ser conseguido. As idéias de baixo custo compartilhadas nesse guia poderiam ser usadas na maioria das situações, incluindo-se aí campos de refugiados. As pessoas são estimuladas a discutir e a pensar sobre as crenças e tradições que possam exercer influência sobre a higiene pessoal, familiar e comunitária.

Em muitas situações, as pessoas são instruídas nas práticas da boa higiene ao invés de terem a oportunidade de tomar as suas próprias decisões sobre saneamento, higiene e o suprimento de água. Este Guia incentiva as pessoas a se responsabilizarem por suas próprias vidas, com base numa boa compreensão do que seja higiene e de como as doenças são espalhadas. Ele ajuda as pessoas a tomarem decisões sábias a respeito de acesso a saneamento, boa higiene e fontes de água limpa, fatores que podem ter um impacto de grande alcance sobre a saúde e a vida de suas famílias.

Cada tópico deste Guia PILARES é projetado para incentivar discussões em pequenos grupos, de uma forma descontraída e aberta. Este Guia tem como meta ajudar as pessoas a ampliar sua compreensão dos fatores básicos de uma boa higiene. Ele encoraja as pessoas a tomarem iniciativas diante das necessidades da sua própria comunidade, a partir de uma perspectiva cristã. Antes de se fazer uso deste Guia, ajudaria se chegar a um acordo sobre os termos a serem usados para aquelas palavras que possam causar embaraço para algumas pessoas, tais como “fezes”, “latrinas” e “urina” substituindo-as ou não. 

Objetivos

  • Aumentar a conscientização dos líderes religiosos e comunitários de quão importante é que eles encorajem atitudes positivas a respeito das práticas de boa higiene e saneamento.
  • Ajudar as pessoas a compreenderem como a má higiene e um saneamento inadequado contribuem para o surgimento de doenças e a má saúde.
  • Facilitar mudanças nas atitudes e práticas das pessoas em relação à boa higiene e saneamento.
  • Desafiar práticas que não só não ajudam como também levam à proliferação de doenças infecciosas provenientes de comida e fontes de água contaminadas por fezes.
  • Encorajar as comunidades a assumirem a responsabilidade pela implantação e administração das reservas de água e dos serviços de saneamento.

Resultados esperados

  • Líderes comunitários mais conscientes das suas habilidades de incentivar mudanças em suas comunidades e do valor de organizar as pessoas da comunidade para agirem.
  • Membros de comunidades locais mais conscientes de como doenças relacionadas à transmissão pela água, especialmente a diarréia, afetam a saúde e se espalham por falta de higiene.
  • Índices reduzidos de infecção e de morte de crianças com menos de cinco anos causadas por doenças relacionadas à diarréia.
  • Boa administração dos suprimentos de água e manutenção contínua de bombas de água.
  • Mudanças positivas de atitudes e de práticas no uso e manutenção de latrinas.
  • Pessoas da comunidade com uma compreensão ampliada sobre a importância da lavagem das mãos e da motivação de colocar isto em prática.
  • Melhor promoção da higiene.
  • Organizações locais que promovem latrinas, saúde pública e fontes seguras de água desenvolvem seu trabalho em conjunto de forma mais eficaz, em todos os níveis.