W23 Planejando uma latrina de fossa

Latrinas precisam ser construídas perto da casa, mas devem ficar a pelo menos 20 metros de distancia de qualquer fonte de água. As paredes podem ser feitas de estuque, de tijolo, de algum material fibroso ou de ferro corrugado. O teto pode ser feito de palha ou de chapas de latão. Se o solo é rochoso e duro para cavar, ou o nível da água do solo é alto, a latrina pode ser levantada do chão e calçada com blocos ou pedras.

Latrinas geralmente têm um único buraco de aproximadamente três metros de profundidade por um metro de diâmetro. O topo do buraco da latrina deve receber reforço para evitar um desmoronamento, principalmente se o solo é solto e arenoso. Isto pode ser feito usando tijolos, blocos, anéis de reforço, materiais trançados, ou um latão de óleo grande (de 200 litros). Cave até a profundidade que será forrada – geralmente um metro. Forre o buraco antes de cavar mais fundo. O buraco a ser cavado abaixo deve ser um pouco menor para poder sustentar a parte forrada.

A parte mais importante de qualquer latrina é a sua laje de cobertura. Esta parte precisa ser bem feita, forte e fácil de limpar. O buraco não deve ser muito largo, para que uma criança não caia lá dentro. Madeira pode ser usada, mas, geralmente, lajes feitas de cimento são melhores. Algumas lajes usam fechos hídricos. Outras usam apenas buracos. Uma tampa com alça deveria ser usada para tapar o buraco.

Latrinas FVA são construídas com um cano plástico longo ou uma chaminé de tijolos embutidos dentro da laje do piso e se estendendo acima do telhado. O topo do cano ou chaminé é coberto com uma tela fina para capturar moscas. À medida que as moscas voam do buraco da latrina, em direção à luz, elas ficam presas e morrem. O cano ajuda a reduzir o mau cheiro. Este tipo de latrina precisa ter o interior escuro com a porta se abrindo para o lado oposto ao sol.

Discussão 

  • O que as pessoas consideram importante quando estão planejando a construção de uma latrina?
  • Que tipos de solo são encontrados em nossa localidade? Como isto poderia afetar o tipo de latrina que seria construída? Que tipo de experiência as pessoas podem ter adquirido fazendo o reforço de buracos para latrinas ou poços?
  • Existe algum tipo de ajuda prática ou financeira disponível para aqueles que querem construir uma latrina? Que organizações poderiam fornecer ajuda?
  • Que latrinas são melhores, as familiares ou as comunitárias?
  • O que mais motivaria as pessoas para construir uma latrina: a saúde da família, a saúde da comunidade, conveniência, segurança ou sentir orgulho?
  • Que tipo de latrina seria mais apropriada para uma escola?
  • Existe alguma questão cultural que impeça homens e mulheres de usarem a mesma latrina?
  • Um piso perigoso geralmente é uma das más experiências relatadas pelas pessoas no uso de uma latrina! Que tipos de laje as pessoas têm observado serem utilizadas? Qual tem sido o melhor? Como podemos juntos planejar a construção ou o uso desse tipo de laje?
  • Existem pessoas na nossa comunidade que tenham capacidade para construir lajes mais fortes e mais seguras para o piso de latrinas?
  • Existe alguma ONG ou departamento do governo que pudesse receber um pedido de ajuda de treinamento, preparação de plantas ou para oferecer moldes para lajes de latrinas?

MANEIRAS DE REFORÇAR BURACOS DE LATRINA