W25 Latrinas de emergência

Leva-se muito tempo para planejar e construir latrinas. Existem situações nas quais não há tempo suficiente para se construir latrinas adequadas, tal como em situações após desastres. Separe um pedaço de terreno para ser usado como latrina pública e certifique-se de que todos a estão usando. Cave duas valas separadas, no canto mais distante do lugar onde as pessoas estão vivendo, uma para homens e outra para mulheres. Arranje algum tipo de cortina ou biombo para oferecer privacidade. Certifique-se que a latrina das mulheres esteja em lugar seguro de modo que elas não tenham medo de usá-la.

Quando uma vala estiver quase cheia, cubra-a com terra e cave outra vala ao lado. Começar do canto mais distante evita que as pessoas precisem passar sobre as valas já usadas. Apesar das pessoas não ficarem muito felizes de estarem usando latrinas emergenciais, elas ajudarão a manter a boa saúde de todos, além de proteger as reservas de alimentos e água. Essas latrinas também poderão ajudar a evitar o risco de cólera e outras doenças.

Pode ser necessário fornecer materiais de limpeza – papel, folhas de árvores ou água, dependendo da situação e das práticas culturais. A água que foi utilizada para limpar o corpo depois da defecação sempre irá conter micróbios. Certifique-se que os depósitos estejam sendo limpos regularmente e que esta água esteja sendo descartada de forma segura. É também muito importante oferecer água e sabão para permitir que as pessoas lavem suas mãos.

Discussão 

  • Alguém tem alguma experiência em situações de emergência? Que tipos de latrinas existiam se, de fato, havia alguma disponível? Quais foram os resultados?
  • Não levaria muito tempo para organizar esse tipo de latrina. Ter certeza que todos estariam usando essas latrinas provavelmente seria bem mais difícil. Como poderíamos fazer isto?
  • Quais seriam os possíveis riscos para mulheres e meninas ao usarem esse tipo de latrina? O que poderia ser feito para reduzir estes riscos?
  • Que tipo de material poderia ser usado para fazer biombos que oferecessem privacidade? Como poderiam ser feitos e utilizados?
  • Em uma emergência é fácil pensar que “outras pessoas” deveriam organizar suprimentos de água e latrinas. Entretanto, quem teria a autoridade para fazer isto em nossa comunidade? Que tipo de treinamento poderia ajudá-los a reagir à situação, se necessário?