W27 Registrando as mudanças de compreensão

Depois de certo tempo compartilhando com as pessoas da comunidade as mensagens aprendidas neste Guia, é bom avaliar seu impacto. Nós precisamos saber se o compartilhamento de novas informações resultou na mudança de práticas das pessoas. Nós precisamos saber se as pessoas estão lavando as mãos depois de tocarem em fezes e antes de mexerem em comida. Nós precisamos saber se eles estão usando latrinas.

Mudanças práticas sobre onde as pessoas estão conseguindo água, quantas latrinas, torneiras de derramar água e escorredores para pratos existem são coisas razoavelmente fáceis de registrar. Informações pessoais sobre suas crenças, suas práticas no dia-a-dia e sua compreensão, no entanto, são muito mais difíceis de descobrir.

Este diagrama que vimos anteriormente na página 12 mostra todas as diferentes maneiras dos micróbios das fezes entrarem na nossa boca e causarem doenças. Explique o diagrama e ajude as pessoas a discutirem cada um dos sete possíveis caminhos de infecção. Por exemplo, moscas podem pousar sobre fezes depositadas num campo e depois sobre um prato de comida que alguém está comendo. Descubra se as pessoas aprenderam sobre as maneiras de interromperem essas rotas de infecção. Anote-as numa cópia do diagrama. Essas discussões mostrarão como a compreensão das pessoas mudou.

Discussão

  • Que tipo de informação precisamos recolher para medirmos qualquer mudança ou melhoria?
  • Quem é a pessoa mais apropriada para recolher esta informação?
  • Quais mudanças ou indicadores de mudança queremos ver nas pessoas? Como podemos medir isto?
  • De que maneira os relatórios da clínica de saúde poderiam fornecer informações úteis para medirmos melhorias na saúde?
  • De que maneira estas informações serão guardadas para o futuro? De que maneira essas descobertas podem ser compartilhadas e usadas da maneira mais efetiva?
  • Quem precisa ter essa informação?
  • De que maneira esses resultados podem ser compartilhados para o bem da comunidade?