W8 Mantendo-nos limpos

Nós já aprendemos sobre a importância de mantermos as nossas mãos limpas. O resto do nosso corpo também precisa permanecer limpo. Todos os dias devemos lavar bem nossa face e nosso corpo com água e sabão. Isto é especialmente importante para os bebês e crianças pequenas. O banho regular ajuda a prevenir doenças de pele e a retirar suor e sujeira. Bocas, narizes e olhos grudentos atraem moscas que podem causar infecção nos olhos e diarréia. Se um pano é usado para lavar crianças, use um pano diferente para cada criança para prevenir que qualquer infecção se espalhe. É preciso pouca água para se lavar e a água usada pode ser aproveitada depois para regar o jardim.

Nossos dentes devem ser limpos pelo menos duas vezes por dia. Nós podemos usar pasta de dentes e escova ou um palito de madeira para mascar e pasta feita de uma mistura de metade sal e metade bicarbonato de sódio. Escove delicadamente em todas as direções por pelo menos dois minutos cada vez.

Nossas unhas são ótimos esconderijos para sujeira e micróbios. Elas precisam ser mantidas limpas e curtas.

Nossas roupas e as roupas de cama precisam ser lavadas regularmente também. Secá-las ao sol, em arbustos ou varal ajuda a prevenir pragas como piolhos e outros parasitas encontrados em colchões.

Discussão 
  • Onde as pessoas da sua comunidade se lavam?
  • É possível às pessoas da nossa comunidade se lavarem tão freqüentemente quanto elas desejam?
  • Quando o suprimento de água está reduzido, como as pessoas conseguem se lavar?
  • Como podemos estimular as mães e outras mulheres ou homens que cuidam de crianças a manterem os rostos e as mãos das crianças limpas?
  • Que tipo de árvores do local são boas para fazer palitos de mastigar?
  • É fácil encontrar bicarbonato de sódio para comprar? Existe alguma alternativa para limparmos nossos dentes?
  • As árvores frutíferas plantadas próximas às casas podem aproveitar toda a água usada para se lavar as mãos, rostos, etc. Como poderíamos incentivar as pessoas a utilizar a água usada desta forma ao invés de jogá-la fora?