N12 Hortas do tamanho de uma porta

Muitos lares, especialmente nas cidades, possuem pouco ou não possuem nenhum espaço para cultivar legumes. Entretanto, do lado de fora de muitos lares, há um pedaço de terra que poderia ser usado para fazer uma pequena horta.

Marque uma área do tamanho de uma porta ou uma cama. Cave a terra até chegar à profundidade da altura do joelho. Se a terra for muito dura, não será fácil! Seria melhor ter várias pessoas trabalhando juntas. Coloque a camada fértil superior da terra (de cor mais escura) num monte separado do subsolo (de cor mais clara e com mais pedras).

Forre o buraco com grama e folhas. Peça às famílias para trazerem seu lixo doméstico daquele dia, como cascas de legumes e frutas, papel velho e cascas de ovos, e colocarem-no no buraco. Se puder obter estrume animal, coloque-o também. Quando o buraco estiver cheio até a metade, derrame água para encharcar o lixo. Depois coloque o subsolo e, a seguir, a camada superior da terra.

Plante fileiras de sementes de legumes e ervas. Algumas plantas úteis são os tomates, o espinafre, as folhas tradicionais, pimentões, feijões, cebolas e todos os tipos de ervas. Plante as plantas mais altas, tais como os tomates e as trepadeiras de feijões, no meio. Cubra com uma camada fina de grama, palha, debulho de arroz ou coisas semelhantes e regue bem.

Discussão 

  • Quantos lares há, na nossa região, onde esta idéia poderia ser experimentada? Esta idéia poderia ser usada em campos de refugiados?
  • Muitas vezes, esta idéia funciona bem, quando várias famílias combinam de trabalharem juntas construindo uma horta por semana. Como isto poderia funcionar na nossa comunidade?
  • Haveria água servida usada em banhos e para a limpeza suficiente para uma horta tão pequena? (Não se deve usar água muito cheia de sabão, mas a água usada para enxaguar pode ser aproveitada.)
  • Seria útil manter-se um suprimento de ervas e legumes frescos próximo à casa? Uma horta do tamanho de uma porta melhoraria nossas refeições?
  • Que problemas poderia haver para se cuidar de uma horta como esta (por exemplo, manter as cabras, as galinhas ou os ladrões à distância)? Como eles poderiam ser resolvidos?