N8 Higiene pessoal

A boa higiene pessoal desempenha um papel importante na boa saúde. Devemos banhar-nos e lavar nossas roupas com regularidade com água e sabão, para evitar o acúmulo de sujeira. Devemos escovar os dentes e limpar as unhas com regularidade.

É muito importante lavar as mãos logo após usarmos o banheiro ou depois de nos desfazermos das fezes das crianças. Com as instruções oferecidas na página 19, você poderia fazer uma torneira que derrama água e pendurá-la ao lado do vaso sanitário. Elas são fáceis de fazer, usam pouca água e têm sabão à disposição.

É essencial lavar bem as mãos com água e sabão antes de tocar nos alimentos. Pendure uma “torneira que derrama água” no local usado para se cozinhar e use-a com regularidade antes de tocar nos alimentos e entre a manipulação de alimentos crus e alimentos cozidos.

Use roupas limpas ao preparar os alimentos. Nunca tussa, espirre ou fume sobre os alimentos que estão sendo preparados para serem consumidos. Tome cuidado especial com a higiene, se você estiver doente e mesmo assim tiver de preparar a comida. Desta forma, você diminuirá o risco de contaminar os outros. Cubra sempre os cortes e as feridas que tiver nas mãos. 

Discussão 

  • Por que a boa higiene pessoal é importante?
  • O que aconteceria se não nos banhássemos e lavássemos nossas roupas com regularidade? Que tipos de doenças e pragas gostam de se propagar na sujeira?
  • Como as infeções se alastram? Pode ser muito útil que um sanitarista explique isto melhor. Quais são os riscos da contaminação, se alguém que estiver doente preparar a comida?
  • Você já viu uma torneira que derrama água sendo usada? Quais são as vantagens de se usar este tipo de torneira ao invés de se usar uma bacia com água? Você conseguiria encontrar uma garrafa de plástico adequada e fazer uma destas torneiras (ou fazer uma para cada membro do grupo)? Discuta quaisquer problemas e procure soluções para eles.

Como fazer uma torneira que derrama água   

1. Esquente a alça em cima de uma vela e, então, aperte delicadamente com um alicate, para vedá-la, de forma que a água não possa passar.

2. Esquente a ponta de um prego em cima da vela e faça três furos, conforme mostra a figura.

3. Passe um cordão pelos dois furos na parte de trás da garrafa e amarre-a a uma vareta. Amarre o sabão (com uma lata vazia acima dele, para protegê-lo da chuva), e faça uma alça para puxar e derramar gotas de água.