R9 O trabalho de defesa de direitos

Um trabalho de defesa de direitos envolve trabalhar com ou a favor de outras pessoas que estejam buscando justiça junto aos que estão no poder. Sempre que possível, é melhor trabalhar ao lado das pessoas, ajudando a aumentar a sua autoconfiança e conhecimento, com o objetivo de empoderá-las, para que possam reivindicar seus direitos humanos. Algumas vezes isso é perigoso ou difícil demais para aquelas pessoas diretamente envolvidas, e outros precisam advogar a seu favor.

Direitos humanos são pactos internacionalmente acordados, com um cunho obrigatório. As pessoas podem defender seus direitos indicando o artigo pertinente na Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas ou nos acordos mais recentes, ou podem ainda usar os artigos pertinentes das leis do seu país.

A defesa de direitos pode tomar muitas formas. Ela pode envolver a conscientização local a respeito da injustiça, contatos feitos por correspondência, a preparação de petições ou assinaturas em petições em circulação, a participação em demonstrações ou o uso do direito à greve. Recolha fatos detalhados para dar apoio às argumentações. Um bom trabalho de defesa de direitos irá sempre focalizar uns poucos pontos claros, e também fornecerá respostas para os que estão no poder. Estudos de caso e histórias ajudarão a dar vida às questões. Utilize recursos de mídia local, cartazes, jornais, rádio e televisão para provocar o máximo de impacto.

Discussão
  • Leia Salmos 82:2-4. Quando coisas más acontecem a pessoas inocentes e ignora-se a justiça, como é possível que o não-agir seja considerado como uma ação igual àquela de se apoiar esta injustiça?
  • Quem em nossa comunidade poderia ser considerado como fraco e órfão de pai?
  • Quem poderia ser considerado como oprimido em nossa comunidade?
  • Este salmo sugere ou ordena que partamos para a ação em relação à injustiça? Como deveríamos reagir?
  • O que podemos aprender de outras pessoas e grupos sobre como fazer uma campanha bem sucedida?
  • Existem pessoas, em nossa comunidade, que sofrem injustiça, com as quais poderíamos trabalhar para advogar em prol de mudanças? Quais assuntos demandam mudanças locais? Por exemplo, existem crianças com HIV/AIDS impedidas de freqüentar a escola? Como poderíamos trabalhar em conjunto com eles e com suas famílias para despertar mudanças nas atitudes e na política escolar?
  • Há outras questões que poderão demandar trabalho de defesa de direitos em âmbito regional? Por exemplo, existem pessoas que não têm acesso a transporte público? Como poderíamos ajudá-las a pleitear melhorias e mudanças?

Artigos 3, 18, 20, 28 A Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas