VSG e o Empoderamento Econômico Feminino

Sabemos que o empoderamento econômico feminino é benéfico para as mulheres, suas famílias, suas comunidades e para as economias nacionais. Globalmente, no entanto, as mulheres ganham menos do que os homens e têm acesso mais limitado à terra e aos recursos do que eles. As finanças domésticas são frequentemente controladas pelos homens, em vez de serem compartilhadas entre eles e as parceiras. As mulheres (e meninas) também realizam a maior parte do trabalho doméstico não remunerado, deixando menos tempo para se engajarem na geração de renda para sustentar suas próprias necessidades e as de suas famílias.

A falta de independência financeira também pode deixar as mulheres presas em relacionamentos perigosos e violentos. Além disso, ao abordar o empoderamento econômico feminino, é preciso considerar o fato de que os papéis e as normas de gênero existentes serão perturbados, o que potencialmente poderia gerar mais violência contra as mulheres. Assim, precisamos trabalhar com toda a comunidade ao mesmo tempo, para criar um ambiente favorável e ajudar as pessoas a entender os benefícios para todos.

Estamos adaptando nossos recursos de justiça de gênero para combater a injustiça da violência econômica baseada na valorização desigual dos homens e das mulheres. Ao invés dessa valorização desigual, nosso objetivo é auxiliar os homens e as mulheres a trabalhar juntos, como parceiros igualmente valiosos, de forma que os indivíduos, as famílias e as comunidades possam florescer.

Recursos sobre a vsg e o empoderamento econômico feminino

Women's ecomonic empowerment in eastern drc front coverWomen's Economic Empowerment in Easter DRC: the impact of interventions addressing gender-based violence (Relatório Completo) (PDF 2.2 MB) e Resumo (531 KB) (em inglês)
Este relatório explora as principais constatações de um estudo realizado em três povoados da província de Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDC), em outubro de 2017. O estudo examinou a atual situação socioeconômica das mulheres nesses povoados e até que ponto as intervenções destinadas a combater a violência baseada no gênero haviam impactado o empoderamento econômico feminino.

Think Livelihoods! front cover

Kit de ferramentas Pense em meios de subsistência (PDF 2.6 MB)
Este manual tem por objetivo ajudar pessoas e comunidades afetadas pelo HIV a melhorar seus meios de vida. Entretanto, muitas das informações nele contidas são úteis para qualquer programa de meios de vida. Baseado no Quadro de Meios de Subsistência Sustentáveis este manual traz estudos de casos, exercícios práticos e reflexões bíblicas.
Este recurso está também disponível em francês (PDF 2.1 MB), inglês (PDF 3.4 MB) e suaíli (PDF 2.3 MB)

Community Dialogues adaptation front cover

Community Dialogues (PDF 1.3 MB) (em inglês)
Esse guia é uma adaptação do recurso original de Community Dialogues com sessões adicionais para grupos mistos acerca de tópicos relacionados com a igualdade de gênero e o empoderamento econômico feminino.
Esse recurso está disponível em francês (PDF 1.2 MB)