Autoajuda no Nepal

Passo a Passo 108 - Viver com deficiência

A Passo a Passo 108 está repleta de orientações práticas sobre como fazer com que as nossas igrejas e comunidades se tornem mais inclusivas para as pessoas que vivem com deficiências.

Autoajuda no Nepal

Quando o pessoal da The Leprosy Mission Nepal (TLMN) encontrou Jit Narayan, ele estava morando em um pequeno galpão ao lado de um canal de irrigação. Ele havia sido diagnosticado com lepra alguns anos antes e, por causa do estigma associado à doença, ele estava gravemente deprimido e suicida.

Do desespero à esperança – Jit agora participa totalmente na sociedade novamente e desfruta de uma vida familiar feliz. Foto: The Leprosy Mission Nepal
Do desespero à esperança – Jit agora participa totalmente na sociedade novamente e desfruta de uma vida familiar feliz. Foto: The Leprosy Mission Nepal

Reconhecendo que Jit precisava de muito mais do que assistência médica ou mesmo aconselhamento, seus novos amigos incentivaram-no a participar do programa comunitário de desenvolvimento inclusivo da TLMN.

Este programa baseia-se em décadas de experiência e tem como objetivo ajudar as pessoas afetadas pela lepra e pela deficiência a estabelecer um meio de vida e viver com confiança como membros ativos da sociedade.

O programa inclui:

  • grupos de autoajuda, que permitem que as pessoas afetadas pela lepra e pela deficiência se apoiem umas às outras, economizem e emprestem dinheiro e conscientizem as pessoas sobre a doença em suas comunidades; 
  • treinamento em habilidades, inclusive várias formas de ensino profissional; 
  • ajuda com autocuidados, ensinando às pessoas com deficiência associada à lepra como cuidar de si mesmas e evitar que sua doença piore; 
  • aconselhamento e cuidados médicos.

Jit entrou para um grupo de autoajuda e começou a recuperar sua confiança. Através do grupo, sua compreensão sobre a lepra e a deficiência melhorou. Ele aprendeu sobre seus direitos e começou a descobrir que havia muitas opções de meios de vida disponíveis para ele. À medida que aprendia a cuidar melhor de si, sua saúde mental e física melhorou. Ele recebeu tratamento para lepra e aconselhamento. 

Depois de algum tempo, ele pediu um pequeno empréstimo ao grupo e começou a trabalhar em uma oficina de metal. Na oficina, ele aprendeu muitas habilidades novas e conseguiu iniciar seu próprio negócio. Jit agora está ganhando dinheiro suficiente para educar seus filhos e ter uma boa vida com sua família. 

A TLMN descobriu que esse tipo de apoio “abrangente” ajuda pessoas com todos os tipos de deficiência a aprender como ter uma vida plena e feliz. Ele desafia a ideia errônea de que as pessoas com deficiência são incapazes de estudar, aprender novas habilidades, casarem-se, ter filhos e trabalhar para ganhar a vida, além de ajudá-las a adquirir confiança suficiente para defender seus direitos e reivindicar mudanças.


Lepra

A lepra é curável e apenas levemente contagiosa. A maioria das pessoas possui uma imunidade natural ao tipo de bactéria que a causa. No entanto, a doença continua afetando milhões de pessoas por todo o mundo. Isso se deve ao fato de que, em alguns países, as ideias errôneas, o estigma e o medo da rejeição por parte da família e da comunidade impedem que as pessoas obtenham um diagnóstico e tratamento. 

Se não for tratada, a doença causa danos aos nervos responsáveis pela sensação nas mãos, nos pés, nos olhos e em partes do rosto. Como resultado, quando a pessoa se machuca, ela não sente dor, por isso não percebe seus ferimentos. Essas feridas e as úlceras que elas frequentemente causam podem levar à deficiência permanente. Algumas pessoas podem não conseguir fechar os olhos devido à paralisia das pálpebras, o que pode resultar em infecção e cegueira. 

Desde 1995, há uma cura altamente eficaz para a lepra disponível gratuitamente através da Organização Mundial da Saúde, o que resultou em uma redução de 90% na doença por todo o mundo. Se a lepra for tratada rapidamente, a deficiência física e psicossocial pode ser evitada.


Shovakhar Kandel é o Diretor Nacional, e Chiranjivi Sharma é o Coordenador de Programas da Leprosy Mission Nepal. E-mail shovakhark@gmail.com ou chiranjivisharma@gmail.com 

A Leprosy Mission é uma instituição beneficente global, cujo trabalho é diagnosticar, tratar e reabilitar pessoas com lepra. Para mais informações, acesse www.leprosymission.org ou escreva para The Leprosy Mission International, 80 Windmill Road, Brentford, Middlesex, TW8 0QH, Reino Unido.

Shovakhar Kandel e Chiranjivi Sharma