Molho Picante de Manga Verde

O hospital de St Francis, Katete, na Província Leste da Zâmbia, tem várias mangueiras. Isto é tipico de centenas de outros hospitais ao redor da África tropical, Ásia e América Latina. O que talvez não seja tão típico é a perda de mangas no começo da estação. Meninos derrubam mangas verdes jogando pedras ou pedaços de pau. Algumas são comestíveis mas a maioria é mordida uma vez e jogada ao chão. Uma boa solução para este desperdício – e uma maneira de se fazer dinheiro – é usá-la para preparar um molho picante.

Este molho é um acompanhamento indiano semi-doce que é normalmente comido com o prato principal para causar maior interesse e dar mais sabor. Em livros de receitas você pode achar todo tipo de receitas complicadas de molhos picantes diferentes usando-se uma variedade de frutas e especiarias. Nossa receita é muito simples. Qualquer comunidade indiana comprará este molho se ele contiver as especiarias de que eles gostam.

O molho picante de manga verde pode ser feito muito facilmente. Coloque 3 xícaras de vinagre e 3 xícaras de açúcar em uma panela e esquente até que o açúcar se dissolva. Remova a pele das mangas verdes e corte-as em cubos ou fatias pequenas até que você tenha aproximadamente 10 xícaras. Adicione isto à panela com uma xícara de cebolas cortadas, se disponíveis. Cozinhe por 20 – 30 minutos, mexendo de vez em quando. Quando as mangas estiverem macias, adicione sal, pimenta, menta picada e 2 colheres de chá de gengibre em pó, canela ou qualquer outra especiaria que você goste. Mais açúcar pode ser adicionado se o molho ainda estiver ralo. Do contrário, deixe-o esfriar um pouco antes de colocar em vidros limpos, para vender ou comer. Embrulhe cada vidro com um pano úmido para evitar que se quebre ao enchê-lo com o molho morno.

A mesma receita pode ser seguida com quase todo tipo de frutas não maduras. Tomates verdes produzem um molho excelente.

Ronald Watts