Passo a Passo 27

PRESSÕES SOBRE A FAMILIA

Esta edição da Passo a Passo é desafiante. Ela mostra algumas das questões enfrentadas pelas famílias nos dias de hoje e no futuro. Esta edição poderia nos fazer sentir deprimidos. Há algo que podemos fazer? Ela levanta muitas questões difíceis que facilmente poderíamos ignorar. No entanto, tal como a recente edição sobre a saúde da mulher (a qual foi muito apreciada pelos leitores), esperamos que esta questão também venha ajudar a trazer conscientização e debate sobre questões delicadas. As famílias são como tijolos que constroem sociedades. Assim como eles podem se desintegrar, o mesmo pode suceder com a sociedade. Precisamos de unidades familiares – de qualquer tamanho – que constituam uma base segura e amorosa onde as crianças possam crescer e onde as pessoas possam compartilhar as suas necessidades, problemas e alegrias abertamente. 

Abaixo estão os artigos da edição 27 da Passo a Passo em html.

Para baixar (descarregar) uma versão pdf da edição 27 da Passo a Passo, clique aqui (668K).


  • As mulheres ‘em falta’ no mundo

    por Tim Chester. Kala Devi mora com o seu marido e sete filhas em uma favela de Nova Delhi. Quando eu a encontrei, ela estava grávida novamente. Apesar do custo, ela tinha feito uma ecografia. Ao descobrir que o feto era um menino, a família tinha trazido doces para que todos celebrassem. Se tivesse sido uma menina, ela poderia ter tido um aborto.

    leia mais
  • Cartas

    Teste de pureza da água. Gostamos muito da Passo a Passo pois ela fornece-nos muitas informações úteis. Trabalhamos na provisão de abastecimento de água em zonas rurais. Temos um problema em testar a água antes de proceder com a perfuração de poços e não temos acesso a maquinas grandes e caras. A água será suficientemente limpa para ser bebida? Algum leitor da Passo a Passo tem idéias de métodos simples para testar a água de maneira fácil e barata no local?

    leia mais
  • Controle de erosão

    Há muitos anos atrás trabalhei com um grupo para controlar valas muito grandes causadas pela erosão – às vezes de 10 metros de largura. Nós usávamos postes de madeira dura que eram cavados para dentro da terra com um metro de profundidade, sendo que o topo dos postes eram nivelados com o nível original do terreno. Nós colocávamos os postes em duas fileiras no comprimento das valas e amarrávamos arame entre eles no sentido diagonal.

    leia mais
  • Debate sobre população

    As crianças são uma benção.  A Bíblia ensina que as crianças são uma benção. As crianças devem ser bem recebidas ao mundo e são um motivo de celebração. As pessoas são feitas à imagem de Deus, pelo que devem ser tratadas com respeito e dignidade. No entanto, muitas pessoas nos dias de hoje não experimentam a vida como sendo uma benção mas sim como uma tragédia. Elas podem viver em extrema pobreza ou como um dos milhões de crianças de rua que são indesejadas. Elas podem morrer de doenças ...

    leia mais
  • Dramatização da EcoLink

    É muito importante incentivar as pessoas a conversarem abertamente sobre assuntos delicados. A dramatização – usando pessoas ou marionetes – pode ser uma boa maneira de incentivar tais discussões. Eis aqui uma idéia para uma dramatização, a qual foi escrita pela ‘Ecolink’ na África do Sul. Você pode adicionar as suas próprias idéias, adaptar o conteúdo e mudar os nomes para que seja mais relevante em sua comunidade.

    leia mais
  • Editorial

    by Isabel Carter. Esta edição da Passo a Passo é desafiante. Ela mostra algumas das questões enfrentadas pelas famílias nos dias de hoje e no futuro. Esta edição poderia nos fazer sentir deprimidos. Há algo que podemos fazer? Ela levanta muitas questões difíceis que facilmente poderíamos ignorar. No entanto, tal como a recente edição sobre a saúde da mulher (a qual foi muito apreciada pelos leitores), esperamos que esta questão também venha ajudar a trazer conscientização e debate sobre ...

    leia mais
  • Estudo bíblico

    Famílias. O plano de Deus é que a família seja um lugar de refúgio e segurança, permanecendo firme sob pressões. Ela deve ser um lugar onde os seus membros possam atingir maturidade, compartilhando de coisas boas e diversão! Há muitos exemplos disto na Bíblia – no Salmo 128, por exemplo.

    leia mais
  • Métodos práticos para o espaçamento de famílias

    Compilado por Isabel Carter. Há muitas maneiras de ajudar os casais a espaçarem suas famílias. O método mais apropriado depende do que está disponível, das necessidades do casal e suas crenças sobre que métodos são apropriados.

    leia mais
  • O papel mutável da família

    pelo Dr Apolos Landa. Ao aproximarmo-nos do terceiro milênio, as pessoas ao redor do mundo mostram sinais de estarem assustadas. Elas podem estar com receio quanto à sua segurança, preocupadas sobre as suas famílias ou cheias de incerteza sobre o futuro.

    leia mais
  • O regresso da doença do sono

    A doença do sono (trypanosomíase) é uma doença transmitida pela mosca tsé-tsé (mosca africana), a qual afecta uma quantidade estimada de 55 milhões de pessoas em 36 países africanos. Ela causa dores fortes, sofrimento e morte principalmente em comunidades rurais. Um especialista da OMS descreveu a situação em muitas partes da África como sendo uma ‘bomba relógio’ sob constante risco de explosão. Eis aqui informações recentes de um leitor da Passo a Passo, o Dr Paul Fountain …

    leia mais
  • Recursos

    Ecolink. Ecolink é um grupo da região leste do Transvaal, na África do Sul, que fornece uma variedade de cursos de treinamento e manuais. Os encontros de treinamento incluem alfabetização, questões ligadas ao meio ambiente, contabilidade, preparação de orçamentos e como cozinhar com energia solar. O centro de recursos deles produz recursos sobre educação ambiental para comunidades, escolas e trabalhadores de campo. Eles são úteis não somente na África do Sul mas também em outros ...

    leia mais
  • Recursos visuais para ensinar sobre desenvolvimento

    por Petra Röhr-Rouendaal. ‘Sinto-me como um pássaro que pode voar pela primeira vez!’ Isto é o que Brenda me disse depois de ter produzido os seus primeiros recursos visuais. Ela é uma enfermeira que trabalha no norte do Quênia com os povos nómades Samburu e Turkana. Ela viajou com os nómades nos últimos anos, vivendo em cabanas muito simples. O trabalho de Brenda é ensinar as pessoas sobre cuidados primários de saúde. Isto foi difícil pois poucas pessoas podiam ler e escrever e ela não tinha ...

    leia mais
  • Restabelecimento para as nossas famílias e comunidades

    por Gladys Mwiti. O centro Oasis localiza-se em Nairobi, Quénia, e acredita que o aconselhamento cristão na igreja é muito importante. Eles preparam materais de treinamento e realizam eventos de treinamento e seminários ao redor da África para treinar conselheiros cristãos.

    leia mais