Estudo bíblico

Famílias.

O plano de Deus é que a família seja um lugar de refúgio e segurança, permanecendo firme sob pressões. Ela deve ser um lugar onde os seus membros possam atingir maturidade, compartilhando de coisas boas e diversão! Há muitos exemplos disto na Bíblia – no Salmo 128, por exemplo.

O que podemos fazer para fortalecer nossas famílias? O que as ajudará a se desenvolverem como Deus planejou? Eis aqui algumas maneiras que nos ajudarão a progredir:

Coloque Deus em primeiro lugar Se colocarmos Deus em primeiro lugar em nossas vidas, outras coisas se encaixarão em seu lugar.

A palavra de Deus Estudar a Bíblia, juntos ou a sós, é muito importante. É um alicerce para a família. Leia Deuteronômio 6:4-9.

Amor Leia I Coríntios 13 para compreender o tipo de amor que devemos ter em nossas famílias. Nós temos este amor em nossas famílias?

Responsabilidades dos membros da família Leia Efésios 5:21-6:4 e depois Colossenses 3:18-21 para aprender sobre nossas responsabilidades como membros de família. Quais são estas responsabilidades? Nós realmente as colocamos em prática?

  • Como maridos, estamos amando e não sendo duros para com as nossas esposas? Nós as amamos tanto quanto amamos a nós mesmos?
  • Como esposas, somos ‘companheiras’ de nossos maridos, apoiando-os em seu papel?
  • As crianças são uma bênção de Deus. Nós as vemos como sendo bençãos ou pensamos pelo contrário nos problemas que elas nos trazem? Nós as incentivamos ou as criticamos sempre?
  • Nós respeitamos e obedecemos a nossos pais? Ao ficarem idosos, cuidamos deles? Nós olhamos para os problemas da velhice deles em vez da sabedoria que ela traz?

Sexualidade Deus deseja que desfrutemos do aspecto sexual de nosso relacionamento com nosso marido ou esposa (Leia Cânticos de Salomão). Mas apenas com eles. A Bíblia condena o adultério (Provérbios capítulos 5 e 7).

Embriaguez Leia Efésios 5:18. A embriaguez leva a muitos problemas que atacam a família: pobreza, imoralidade, adultério, AIDS/SIDA, etc. Ficar bêbado pode parecer uma maneira simples de escapar dos problemas da vida mas na verdade faz estes problemas piorarem.

Dinheiro Buscar riquezas causa alguns dos problemas que atacam nossas famílias. Nós colocamos o dinheiro à frente de Deus e de nossas famílias, pensando que ele vai trazer segurança e felicidade. Isto não é correto e não é verdade. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, Ele provê as nossas necessidades. Leia I Timóteo 6:6-10 e Mateus 6:33.

Pense e ore a respeito destas coisas. Discutaas juntamente com a sua família. Como se compara a sua vida familiar com estas verdades da Bíblia? O que você poderia fazer para melhorar as coisas?

Depois disto, desfrute de sua família! Ela é uma benção!

por Louise Pott.

Louise Pott é membro do Comitê Editorial da Passo a Passo. Ela morou alguns anos em Uganda.