Moldes para tanques de telas de arame e concreto

Saudações do Reino da Suazilândia. Eu gostaria de fazer alguns comentários sobre o tanque de telas de arame e concreto apresentados na Passo a Passo 30. Eu estou envolvido em um programa de construção de tanques desde 1994 com igrejas locais e centenas deles foram construídos na Suazilândia e na África do Sul. Temos um vídeo para ensino disponível em Zulu.

O uso de um molde nos tem ajudado bastante. Usamos chapas de ferro onduladas dobradas e fazemos o molde em quatro partes, que são parafusadas. As quatro partes do molde são reforçadas no lado de dentro com um suporte triangular de madeira.

Usamos uma fundação pré-fabricada dentro da qual colocamos o tubo de descarga. Uma camada fina de óleo de motor usado deve ser aplicada antes de usar pois caso contrário, o cimento gruda ao molde. A única desvantagem do molde é transportá-lo de uma casa para a outra. Nós usamos uma camioneta mas planeamos usar uma carroça puxada por burros no futuro. Cada molde permite fazer pelo menos 40 tanques.

Através da experiência, aprendemos que quase todos os tipos de tanques de concreto vazam. Nós usamos duas camadas de tinta com base de betume (não-tóxica) do lado de dentro de todos os tanques para prevenir vazamentos.

Qualquer resposta será bem vinda.

Willem Klaassen, Rural Ministries Umnotfo Farmers Association, PO Box 387, Veni, Suazilândia.