Editorial

Para muitas famílias, os animais criados por elas freqüentemente funcionam como um banco, servindo de fonte de recursos para serem usados em emergências ou em ocasiões especiais, tais como casamentos e enterros. A perda de um animal através de uma doença é um grande desapontamento. Se os serviços de saúde para as pessoas geralmente não são adequados, é certamente verdade que, em muitos países, os serviços de saúde para animais podem ser completamente inexistentes.

Nesta edição, nós consideramos diversas maneiras de melhorar a saúde dos animais através do treinamento de agentes veterinários, do mapeamento de doenças, da compreensão de alguns dos muitos tratamentos à base de ervas que estão disponíveis, e do compartilhamento das técnicas de beberagem e de tratamento de parasitas. Apesar dos artigos enfatizarem os criadores de animais da zona rural, todas as técnicas podem ser usadas nas regiões urbanas, onde, embora haja técnicos em pecuária, muitas famílias não têm condições de pagar pelos seus serviços.

Agradecemos a todos os que se ofereceram para apoiar o Comitê Editorial da Passo a Passo como consultores regionais. Nós esperamos que eles nos ajudem a receber um maior retorno por parte dos leitores da Passo a Passo que não têm oportunidade de escrever. As próximas edições serão sobre a área de micro-empreendimentos, a administração de conflitos, os resultados da pesquisa realizada pela editora sobre materiais de treinamento produzidos localmente e o intercâmbio de novas idéias entre grupos de agricultores.

Isabel Carter