Estudo bíblico: Como amar os nossos inimigos

Leia os capítulos 6 e 7 de Atos. Estevão era um homem ricamente abençoado por Deus e cheio de poder. Ele realizou grandes milagres e maravilhas no meio do povo. Mas alguns homens não gostavam dele. Eles começaram a discutir com Estevão, mas Deus lhe deu grande sabedoria e ninguém conseguia opor-se a ele. Eles subornaram alguns homens maus para que contassem mentiras sobre Estevão. Ele acabou sendo preso e levado diante do Conselho (a corte religiosa mais importante dos judeus) e do sumo-sacerdote. Quando Estevão se apresentou diante deste grupo atemorizante, ele gozava de tanta paz que o seu rosto brilhava como o de um anjo. Após ter desafiado aqueles líderes por terem rejeitado a salvação divina, eles ficaram zangados, levaram Estevão para fora e o apedrejaram até que morresse. Quando Estevão estava deitado, morrendo, ele não teve aversão pelos seus perseguidores. Com amor no seu coração, a sua oração final foi: ‘Senhor, não lhes imputes este pecado.’

  • O amor de Deus pela humanidade lhe custou quanto?
  • Que diferença este amor fez para a humanidade?
  • Integridade significa que aqueles que fazem o mal devem ser julgados e punidos. A passagem acima concorda com isto? Há lições nesta passagem para nós, cristãos? Discuta sobre isso.

Meditação

Leia I Coríntios 13:4-13 silenciosamente. Para examinar o seu amor pelos outros, troque a palavra ‘amor’ pelo seu próprio nome em toda a passagem. Por exemplo: ‘Maria é paciente e benigna. Maria não tem inveja ou…’ Anote as áreas da sua vida que precisam mudar.

Oração

Senhor Jesus, eu não tenho amado os outros como deveria. Ao lembrar como o Senhor me amou e deu a Sua vida por mim, eu estou profundamente triste por ter falhado em amar. Ajude-me, de hoje em diante, a partilhar o Seu amor com outras pessoas. Faça-me lembrar que o amor é muito mais poderoso do que o ódio.

Versículo para memorização

João 13:34-35 ‘Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos.’

Gladys e Benson trabalham no Centro de Aconselhamento Oásis, PO Box 76117, Nairobi, Quênia. Este estudo foi retirado de um manual de estudos bíblicos (detalhes na página 12).