Sumo de mucua

Nós preparamos e vendemos um produto alimentício chamado ‘sumo de mucua’, feito com a fruta da árvore baobá, comumente conhecida como ‘embondeiro’ (o nome científico é Adansonia digitata). Esta fruta é rica em vitaminas e minerais. Para preparar o sumo são necessários dois recipientes grandes de metal, dois baldes e uma peneira.

  • Junte 10kg de mucuas e descasque-as.
  • Ferva 20–25 litros de água e misture-a com as mucuas descascadas. Mexa bem até que só se possam ver as sementes.
  • Separe o sumo das sementes com uma peneira fina.
  • Acrescente 3kg de açúcar e misture bem.

Para embalar, compramos folhas finas de plástico transparente, as quais dobramos pela metade, derretendo as bordas para que estas se colem e formem um saco. Cada saco contém 55cc. O trabalho de embalagem é muito cansativo – precisamos de acender duas lâmpadas de parafina todos os dias, e a fumaça é muito desagradável. São necessárias quatro horas para se fazerem 300 sacos, os quais são enchidos com o sumo depois de frio.

Todos os dias, levamos 300 sacos de sumo para serem congelados. Um dia mais tarde, quando já estão congelados, eles são colocados numa caixa isotérmica e vendidos no mercado. Este sumo de mucua congelado pode ser encontrado nos mercados por toda parte em Angola e as pessoas gostam de bebê-lo nas horas mais quentes do dia. Depois de descongelado, ele só se conserva durante 24 horas e o gosto muda, pois não contém conservantes. Através da Passo a Passo aprendemos a utilizar metabisulfito de potássio como conservante. Contudo, ele é muito raro em nossas farmácias.

Soares L Kalenda, s/c Moreira Sevani Paulo, C Postal No 2614, Luanda, Angola.