Um verdadeiro caso de sucesso

Renu Sherchan.

A nutricionista entrou num casebre do povoado e encontrou o que parecia ser um esqueleto vivo. Seu nome era Som Bahadur Tamang. Ele tinha cinco anos. Sua mãe havia-o abandonado, quando ele tinha dez meses, e o pai estava tendo dificuldades para criá-lo.

Como na maioria dos países em desenvolvimento, a má-nutrição é um dos problemas fundamentais básicos que causam a falta de saúde no Nepal. É também um grande problema na área coberta pelo Projeto Comunitário de Desenvolvimento e Saúde (PCDS) da United Mission to Nepal.

O pai de Som trouxe seu filho gravemente mal-nutrido ao posto de saúde de Choughare. Som Bahadur era ‘pele e osso’, e muito infeliz. Ele havia parado de comer e estava muito magro e fraco. ‘Já fiz tudo o que podia para curá-lo’, disse o pai. ‘Consultei os curandeiros locais, mas meu filho ainda não melhorou. Na semana passada, sua nutricionista veio e disse que eu deveria trazer meu filho aqui.’

Má-nutrição

O pai estava ao mesmo tempo preocupado e envergonhado pelo estado de seu filho. O posto de saúde examinou Som Bahadur. Ele não só estava sofrendo de má-nutrição, mas também estava com várias doenças infecciosas devido às suas más condições. Ficamos com medo de que ele fosse morrer e, então, encaminhámo-lo para o Hospital Patan, na capital, a três horas de viagem. Nós mesmos o levamos e o hospitalizamos, pois o pai não tinha nenhum dinheiro. Nesta situação crítica, o Hospital Patan providenciou tudo para a criança como acto de caridade, inclusive a alimentação para o pai. Após alguns dias no hospital, Som Bahadur conseguiu voltar a comer, mas ainda havia risco. Depois de dar baixa do hospital, ele voltou para casa, e nós o colocamos em nosso programa de nutrição realizado em casa. Ensinamos o pai sobre a importância de uma alimentação apropriada para se manter uma boa saúde e como ele podia preparar esta alimentação em casa. Fizemos visitas a sua casa a intervalos regulares e mostramos como fazer ‘super-farinha’, torrando e moendo grãos e soja que podiam ser obtidos na região. O pai incentivou-se e passou a se interessar mais pelo filho. Dois meses mais tarde, Som Bahadur estava fora de perigo.

Ensinando os outros

Tudo isto aconteceu a sete anos atrás, mas sempre que encontramos o pai de Som Bahadur, ele diz que nós salvamos seu filho e agradece. No entanto, o sucesso do nosso programa de nutrição não é tanto termos salvo a vida do menino, mas sim que, desde então, o pai passou a ensinar várias outras pessoas em seu povoado sobre a maneira como as crianças pequenas devem ser alimentadas e cuidadas. Sua coragem, compromisso e habilidade de compartilhar sua experiência representa um verdadeiro caso de sucesso.

A Sra Renu Sherchan trabalha como nutricionista para o Projeto Comunitário de Desenvolvimento e Saúde da United Mission to Nepal, PO Box 126, Katmandu, Nepal.

EDITORA: Uma outra farinha útil pode ser feita, deixando-se grãos e soja que podem ser obtidos na região, de molho na água por um dia e, então, secando-os e moendo-os. Esta ‘farinha energética’ é rica em amilase e, quando colocada no mingau ou na sopa grossa, dilui-os, tornando-os mais fáceis para as crianças os comerem.