Estudo bíblico

Biodiversidade na Bíblia 

‘Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.’ Com esta benção em Génesis 1:22, Deus encheu o céu, a terra e o mar com vida abundante e diversa! ‘Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.’ (Salmos 104:24) E, respondendo, todas as criaturas louvam a Deus (Salmos 148).

Leia João 3:16 e Salmos 104

  • Quanto Deus se importa com o mundo que criou?

Leia Gênesis 6-9

  • O que Deus fez, quando a Criação foi ameaçada?

Depois, ele prometeu a vida eterna àqueles que verdadeiramente seguissem Jesus (João 3:16), mas avisa sobre a destruição daqueles que destruírem a Terra (Apocalipse 11:18).

Deus quer que preservemos a fertilidade da Criação.

Leia Ezequiel 34:17-19

  • O que esta passagem mostra sobre como devemos tratar a criação de Deus? Como devemos considerar as necessidades das outras pessoas e criaturas?

Porque Deus criou todas as coisas e as mantém unidas através de Jesus (Colossenses 1:15-20), tudo pertence a Ele. Embora Deus nos leve a verdes pastos e águas tranqüilas (Salmos 23), a Terra pertence somente a Ele (Salmos 24:1). Os presentes Dele não nos pertencem. Os presentes Dele não devem jamais ser tirados de nós ou das outras criaturas!

O que estamos fazendo para cuidar da criação e das criaturas de Deus? Resistimos ao desejo de ser gananciosos? (Mateus 6:33). Proporcionamos lugar para as flores e para os pássaros nas nossas terras ou nas nossas comunidades? Preservamos a diversidade do nosso alimento e das nossas plantas medicinais? Manter os nossos lares férteis para todas as criaturas de Deus traz louvor a Ele, o criador e dono de todas as coisas!

Calvin B DeWitt é o Diretor do Au Sable Institute of Environmental Studies e Professor Titular de Estudos Ambientais na University of Wisconsin- Madison.