Coleta e armazenamento de água

Rachel Blackman.

É importante usar bons métodos para a coleta, o transporte e o armazenamento de água para beber. Há um alto risco de a água ficar contaminada entre a fonte e o lar. Isto é porque ela pode ser exposta a bactérias ou germes nocivos, quando for transferida de um recipiente para outro ou quando pessoas diferentes tiverem contato com ela.

A água potável pode ser coletada em diferentes tipos de fontes: de fontes na superfície (rios ou nascentes) ou subterrâneas (poços com corda e balde ou bombas manuais). Geralmente a água subterrânea é a de melhor qualidade, porque é protegida contra a contaminação.

Podem ser usados vários métodos fáceis para manter a qualidade da água durante a coleta, o transporte e o armazenamento.

Coleta

A água freqüentemente se contamina durante a coleta, porque as pessoas mergulham um balde sujo na fonte de água. Uma vez que a fonte de água está contaminada, as outras pessoas que a compartilham provavelmente ficarão doentes.

Há duas maneiras importantes de se diminuir o risco de contaminação:

  • Use mais de um recipiente para coletar água. Use uma concha ou um balde limpo para transferir a água para o recipiente. Assegure-se de que a água seja derramada da concha ou do balde para o recipiente para transporte, de maneira que os dois recipientes não entrem em contato. As bombas manuais são a melhor maneira de se coletar água, porque a água é, na verdade, derramada diretamente da fonte para dentro do recipiente.
  • Use apenas uma concha ou um balde para isto. Muitos povoados (aldeias) possuem uma concha ou um balde que todos usam para coletar a água da fonte. Isto diminui as chances de contaminação, porque há apenas uma concha ou um balde entrando em contato com a água, ao invés de muitos. Um comitê comunitário pode ajudar a assegurar que a concha não seja roubada e seja guardada num lugar limpo.

Transporte

Transporte a água da fonte para casa o mais rápido possível. Cubra o recipiente com uma tampa ou um pedaço de pano limpo, para evitar que caia sujidade (sujeira) nele.

Armazenamento

Armazene a água em casa, num lugar fresco, bem longe da gasolina, do querosene e de produtos químicos agrícolas. Se forem usados diferentes recipientes para o transporte e o armazenamento da água, assegure-se de que ela seja derramada de um recipiente para outro. Siga as mesmas regras: derrame a água do recipiente de armazenamento para uma vasilha para beber. Se o recipiente para armazenamento for pesado demais para levantar, use uma concha limpa para transferir a água.

Se estes passos forem seguidos, a chance de contaminação da água entre a fonte e o lar será pequena.

Lembre-se

  • Todos os recipientes devem estar limpos.
  • Sempre que possível, derrame ao invés de mergulhar o recipiente na água!