Foto: Isabel Carter
Foto: Isabel Carter

COMUNIDADES EM TRANSFORMAÇÃO

Estamos todos cientes de muitos tipos de problemas no nosso mundo – tanto a nível global quanto em nossas próprias situações locais. Vemos violência, pobreza, preconceito, egoísmo e uma divisão cada vez maior entre os ricos e os pobres – não só entre os países, mas também dentro deles. Muitas pessoas estão em busca de esperança e uma direção espiritual. Muitos cristãos acreditam que não podem simplesmente ignorar estes problemas e concentrar-se em adorar a Deus. Exatamente como Jesus veio a este mundo e se envolveu totalmente, eles também o devem fazer como povo de Deus. Qual deveria ser o papel da igreja no desenvolvimento?

Abaixo estão os artigos da edição 53 da Passo a Passo em html.

Para baixar (descarregar) uma versão pdf da edição 53 da Passo a Passo, clique aqui (790K).


  • Cartas

    Escolha a vida  Coordeno um programa contra a AIDS (SIDA) chamado “Escolha a vida”, com um total de 40 denominações eclesiásticas. Não foi fácil estabelecer este grupo de igrejas, mas, com a ajuda de Deus, conseguimos formar um programa com os objetivos de:

    leia mais
  • Estudo bíblico: Lidando com a pessoa inteira

    Lidando com a pessoa inteira  Jesus deu-nos orientações claras para o nosso trabalho e ele sempre enfatizava a importância de se atenderem as necessidades da pessoa inteira – não apenas suas necessidades espirituais. Entretanto, muitas igrejas ignoram esta orientação e concentram-se somente nas necessidades espirituais.

    leia mais
  • Mobilizando a comunidade

    Isabel Carter. “Sonhe sonhos sobre como você gostaria que a sua comunidade fosse daqui a dois, dez anos ou, até mesmo, 30 anos. Feche os olhos e imagine como ela seria, que sons teria, o que as pessoas estariam fazendo.” Isto é o que os membros da igreja Masai, no remoto povoado em Olendeem, no sudoeste do Quênia, foram incentivados a fazer em outubro de 2000.

    leia mais
  • Mudança holística em nossas comunidades

    Estamos todos cientes de muitos tipos de problemas no nosso mundo – tanto a nível global quanto em nossas próprias situações locais. Vemos violência, pobreza, preconceito, egoísmo e uma divisão cada vez maior entre os ricos e os pobres – não só entre os países, mas também dentro deles. Muitas pessoas estão em busca de esperança e uma direção espiritual. Muitos cristãos acreditam que não podem simplesmente ignorar estes problemas e concentrar-se em adorar a Deus. Exatamente como Jesus veio a ...

    leia mais
  • Mudança holística nas comunidades: lista de verificação

    James Harvey. Os valores e os pensamentos cristãos são desesperadamente necessários dentro do trabalho de desenvolvimento e devem estar presente ao longo de todo o processo do nosso trabalho. Nossas vidas contam uma história. Os cristãos foram descritos como o 67º livro da Bíblia. As pessoas lêem nossas vidas, nossas palavras e nossas ações, chegando a conclusões sobre nossa fé a partir delas. Amaneira como vivemos nossas vidas mostra a quem amamos e de quem dependemos. Estamos todos ...

    leia mais
  • Opções de vida

    As pessoas – quer como indivíduos, quer como famílias, comunidades ou nações – possuem uma variedade de recursos. Quando lhes é perguntado sobre os seus recursos, elas geralmente pensam em dinheiro. Entretanto, isto dá uma idéia incompleta sobre as suas vidas. As pessoas possuem e têm acesso a diferentes tipos de recursos.

    leia mais
  • Recursos

    The Health Manager’s Toolkit The Health Manager’s Toolkit vem com mais de 51 “ferramentas” eletrônicas para profissionais da área da saúde, reunidas a partir de 20 diferentes organizações. Disponível em inglês, francês e espanhol, as ferramentas são facilmente acessíveis, informativas, atualizadas e práticas e incluem planilhas de trabalho, formulários para reunir e analisar dados, listas de verificação, diretrizes e ferramentas de auto-avaliação para sistemas de administração. Website: ...

    leia mais
  • Trabalho com o povo nómada de Tuareg, em Níger

    Ian e Jenny Hall. O trabalho da JEMED (Juventude Com Uma Missão) em Abalak, Níger, usa uma abordagem holística para o desenvolvimento. Ele mostra a fé cristã ao procurar atender as necessidades físicas, sociais e espirituais da comunidade.

    leia mais
  • Uma abordagem integrada para o HIV/AIDS (VIH/SIDA):Equipes de Atendimento e Prevenção do Hospital de Chikankata

    Mark Forshaw. Com o aumento da epidemia de HIV/AIDS (VIH/SIDA) no sul da Zâmbia, a resposta do hospital de Chikankata foi reservar alas hospitalares para os pacientes com AIDS e fornecer serviços para pacientes não internados, ligados ao programa de atendimento com base no lar. Estes serviços ligavam as comunidades e os sanitaristas comunitários aos serviços hospitalares assim como ao aconselhamento e à educação. Entretanto, logo se tornou óbvio que havia pessoas demais para a capacidade das ...

    leia mais
  • Votação por meio de figuras

    Jonathan Anderson e Todd Rasmuson. A Mission Moving Mountains tem estado trabalhando com a comunidade do povoado de Mbiti, em Uganda. Havíamos visitado todos os domicílios e realizado vários encontros comunitários, e agora as pessoas estavam prontas para selecionar um comitê de liderança para ser treinado e capacitado como líderes comunitários.

    leia mais