Estudo bíblico

Defesa de direitos para os cuidados com a saúde

Milhares de pessoas morrem, a cada dia, de doenças que podem ser prevenidas, por causa da falta de cuidados de saúde adequados ou informações sobre questões de saúde. Muitas destas mortes estão relacionadas com questões da dívida internacional, corrupção e mau governo. A injustiça mata, e, infelizmente, esta é a realidade para muitas pessoas por todo o mundo.

A paixão de Deus pela justiça é clara na Bíblia e mostra-nos a importância de despertarmos os governos e as sociedades para a causa dos necessitados. A Bíblia diz que defender os direitos dos pobres faz parte do processo de conhecê-lo (Jeremias 22:16). Estar perto de Deus significa ouvir as suas preocupações pelos desesperançados e pelos que não têm saúde.

E significa agir para transformar as estruturas injustas – sejam elas sociais, econômicas ou políticas – as quais deixam tantas pessoas morrendo. E se começássemos a agir? E se combinássemos a ação local com a pressão sobre os governos as empresas e com a educação para os nossos concidadãos? E se combinássemos a oração com a ação? A oração leva-nos a adorar a Deus, e isto nos leva a trabalhar pela justiça e pela saúde no mundo inteiro.
 
Leia Êxodo 3:1-12
• Nesta passagem, quem Deus chama como defensor de direitos?
• A quem ele é enviado?
• Qual é o papel desta pessoa na sociedade israelita?
• O que isto lhe diz sobre a natureza da defesa de direitos e sobre o seu papel hoje em dia?

Leia João 10:10
• De que forma os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio se relacionam com esta passagem?
• Por que tantas vidas são desperdiçadas devido à falta de cuidados de saúde básicos?

De que forma estes dois textos da Bíblia estão relacionados? O que eles dizem sobre a preocupação de Deus pelas pessoas que não têm cuidados de saúde adequados? Ore pelo seu próprio papel.

Elter Nehemias Barbosa trabalha com a FALE, uma rede que realiza campanhas, a qual reúne milhares de cristãos para se manifestarem contra a injustiça. A FALE fez campanha contra o abuso sexual, pelos direitos das mulheres, pelos povos nativos brasileiros, contra o desmatamento, pelo alívio da dívida e, agora, está preparando uma campanha para a justiça no comércio. E-mail: elternehemias@uol.com.br Web: www.fale.org.br