Como aumentar o valor com o armazenamento

O bom armazenamento dos alimentos ajuda a proporcionar segurança e nutrição para o lar, além de permitir que os alimentos sejam vendidos a preços de mercado mais altos, quando a época de colheita tiver terminado. 

Armazenamento de cereais

Para que o armazenamento de cereais seja seguro, é essencial que a secagem seja completa. Pode criar mofo nos cereais que não foram devidamente secos antes de serem armazenados ou que se umedeceram durante o armazenamento. Muitas pessoas acham que isto é apenas um estorvo, que faz com que os seus alimentos não tenham um sabor tão bom. Porém, os cereais mofados podem ser um problema muito mais sério. Eles podem conter substâncias químicas conhecidas como aflatoxinas, as quais são armazenadas no organismo. Estas evitam que as crianças cresçam completamente, fazem com que elas sejam menos resistentes às doenças e são uma das principais causas de câncer de fígado nos adultos em alguns países.

As culturas com mais probabilidades de serem afetadas são o milho e o amendoim. Numa pesquisa realizada pela Universidade de Leeds, com agricultores na Guiné, foi visto que várias medidas simples podiam ser tomadas para melhorar a secagem e o armazenamento do amendoim, diminuindo os níveis de aflatoxina em mais da metade. Entre estas medidas estavam:
Seleção manual Remoção dos amendoins mofados e estragados antes do armazenamento.
Secagem em esteiras Esteiras de fibra produzidas no local, ao invés do método tradicional de espalhar os amendoins no chão, melhorando o processo de secagem.
Secagem ao sol Foi ensinado aos agricultores um teste simples para ver se os amendoins estavam secos – sacudir as sementes para ver se os amendoins se mexem.
Sacos de fibra natural Os sacos sintéticos ou de plástico fazem com que os cereais “suem” e estimulam o mofo. Os sacos de fibra natural, tais como juta, são melhores.
Plataformas de madeira O armazenamento de sacos no chão ou sobre pedras permite que a umidade suba por eles, o que pode ser evitado através do uso de plataformas de madeira feitas no local.
Inseticida As pragas de insetos incentivam a umidade e propagam esporos de fungos. Uma pequena quantidade de inseticida salpicado no chão, embaixo das plataformas de madeira, diminui a quantidade de pragas. (Também podem ser usadas folhas de nim).

Adaptado de um artigo do Professor Wild et al, University of Leeds, the Lancet, Vol. 365. 

Um “rótulo da verdade” para o arroz

As boas sementes são essenciais para a produção de arroz, o nosso alimento básico. A qualidade das sementes faz uma grande diferença para a produção. A HEED, uma ONG de Bangladesh, está ajudando a fornecer sementes de alta qualidade para os agricultores mais pobres da região nordeste. Eles estão desenvolvendo um sistema sustentável de intercâmbio de agricultor-para-agricultor. Eles oferecem treinamento e registram os agricultores que querem produzir sementes de qualidade com um “rótulo da verdade”! Esta rede de produtores de sementes aumentou continuamente de 5% para 30% dos agricultores nos 161 povoados da região nordeste de Bangladesh em dois anos.

Para que as sementes tenham o “rótulo da verdade”, os agricultores têm de fazer o seguinte:

  • Secar os cereais ao sol por 4–5 dias.
  • Verificar com os dentes se eles estão secos. Se as sementes racharem completamente, os cereais estarão secos.
  • Conservar as sementes de arroz em recipientes de barro vitrificado, barris de plástico ou recipientes de estanho, acrescentando folhas secas de nim ou naftalina.
  • Armazenar os recipientes de sementes num local seco, que não alague. Verificar as sementes regularmente e, se necessário, secá-las novamente.

Artigo escrito por AM Chashi, o Coordenador Agrícola da HEED Bangladesh.